PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas orientações descritas por Platão na República, especificamente nos livros II e III, sobre a educação modelar das crianças, no que diz respeito àquilo que entraria em suas formações iniciais ao visar o aperfeiçoamento do corpo e da alma. Bem como...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7703 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-7703 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-77032016-04-01T03:15:02Z PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS Façanha, Luciano da Silva Costa, Maria do Socorro Gonçalves da O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas orientações descritas por Platão na República, especificamente nos livros II e III, sobre a educação modelar das crianças, no que diz respeito àquilo que entraria em suas formações iniciais ao visar o aperfeiçoamento do corpo e da alma. Bem como a forma normativa com que também o filósofo Rousseau, de maneira semelhante, na obra Emílio ou Da Educação, nos dois primeiros livros, argumenta em favor daquilo que se deve fazer e evitar à sua criança imaginária para que desenvolva e permaneça na educação natural. Embora estes filósofos estejam afastados pelo tempo, o tema da educação e da criança lhes é comum, bem como muito do que pensaram sobre isto, em muito se aproximam. Desse modo, primeiro, apresenta-se as ideias da República nos livros mencionados, depois, as referentes aos livros do Emílio e finalizando-se com as considerações finais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-09-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7703 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 12 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7703/5701 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Façanha, Luciano da Silva Costa, Maria do Socorro Gonçalves da |
spellingShingle |
Façanha, Luciano da Silva Costa, Maria do Socorro Gonçalves da PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS |
author_facet |
Façanha, Luciano da Silva Costa, Maria do Socorro Gonçalves da |
author_sort |
Façanha, Luciano da Silva |
title |
PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS |
title_short |
PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS |
title_full |
PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS |
title_fullStr |
PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS |
title_full_unstemmed |
PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS |
title_sort |
platão e rousseau: prescrições à educação infantil em seus primeiros livros |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas orientações descritas por Platão na República, especificamente nos livros II e III, sobre a educação modelar das crianças, no que diz respeito àquilo que entraria em suas formações iniciais ao visar o aperfeiçoamento do corpo e da alma. Bem como a forma normativa com que também o filósofo Rousseau, de maneira semelhante, na obra Emílio ou Da Educação, nos dois primeiros livros, argumenta em favor daquilo que se deve fazer e evitar à sua criança imaginária para que desenvolva e permaneça na educação natural. Embora estes filósofos estejam afastados pelo tempo, o tema da educação e da criança lhes é comum, bem como muito do que pensaram sobre isto, em muito se aproximam. Desse modo, primeiro, apresenta-se as ideias da República nos livros mencionados, depois, as referentes aos livros do Emílio e finalizando-se com as considerações finais. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7703 |
work_keys_str_mv |
AT facanhalucianodasilva plataoerousseauprescricoesaeducacaoinfantilemseusprimeiroslivros AT costamariadosocorrogoncalvesda plataoerousseauprescricoesaeducacaoinfantilemseusprimeiroslivros |
_version_ |
1766681690179108864 |