PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas orientações descritas por Platão na República, especificamente nos livros II e III, sobre a educação modelar das crianças, no que diz respeito àquilo que entraria em suas formações iniciais ao visar o aperfeiçoamento do corpo e da alma. Bem como...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Façanha, Luciano da Silva, Costa, Maria do Socorro Gonçalves da
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7703
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-7703
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-77032016-04-01T03:15:02Z PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS Façanha, Luciano da Silva Costa, Maria do Socorro Gonçalves da O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas orientações descritas por Platão na República, especificamente nos livros II e III, sobre a educação modelar das crianças, no que diz respeito àquilo que entraria em suas formações iniciais ao visar o aperfeiçoamento do corpo e da alma. Bem como a forma normativa com que também o filósofo Rousseau, de maneira semelhante, na obra Emílio ou Da Educação, nos dois primeiros livros, argumenta em favor daquilo que se deve fazer e evitar à sua criança imaginária para que desenvolva e permaneça na educação natural. Embora estes filósofos estejam afastados pelo tempo, o tema da educação e da criança lhes é comum, bem como muito do que pensaram sobre isto, em muito se aproximam. Desse modo, primeiro, apresenta-se as ideias da República nos livros mencionados, depois, as referentes aos livros do Emílio e finalizando-se com as considerações finais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-09-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7703 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 12 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7703/5701 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Façanha, Luciano da Silva
Costa, Maria do Socorro Gonçalves da
spellingShingle Façanha, Luciano da Silva
Costa, Maria do Socorro Gonçalves da
PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS
author_facet Façanha, Luciano da Silva
Costa, Maria do Socorro Gonçalves da
author_sort Façanha, Luciano da Silva
title PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS
title_short PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS
title_full PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS
title_fullStr PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS
title_full_unstemmed PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS
title_sort platão e rousseau: prescrições à educação infantil em seus primeiros livros
description O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas orientações descritas por Platão na República, especificamente nos livros II e III, sobre a educação modelar das crianças, no que diz respeito àquilo que entraria em suas formações iniciais ao visar o aperfeiçoamento do corpo e da alma. Bem como a forma normativa com que também o filósofo Rousseau, de maneira semelhante, na obra Emílio ou Da Educação, nos dois primeiros livros, argumenta em favor daquilo que se deve fazer e evitar à sua criança imaginária para que desenvolva e permaneça na educação natural. Embora estes filósofos estejam afastados pelo tempo, o tema da educação e da criança lhes é comum, bem como muito do que pensaram sobre isto, em muito se aproximam. Desse modo, primeiro, apresenta-se as ideias da República nos livros mencionados, depois, as referentes aos livros do Emílio e finalizando-se com as considerações finais.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7703
work_keys_str_mv AT facanhalucianodasilva plataoerousseauprescricoesaeducacaoinfantilemseusprimeiroslivros
AT costamariadosocorrogoncalvesda plataoerousseauprescricoesaeducacaoinfantilemseusprimeiroslivros
_version_ 1766681690179108864