Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN
Introdução: A satisfação do usuário com os serviços de saúde oferecidos é condição fundamental para que se possa avaliar a qualidade do mesmo. Sendo o paciente o principal ator desse cenário, sua ótica sobre a qualidade do serviço ofertado vem, ao longo dos anos, se tornando uma preocupação principa...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7611 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-7611 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-76112016-04-01T17:36:41Z Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN Torres, Suellen Cordeiro Costa, Iris do Céu Clara Assistência ao Paciente. Avaliação em Saúde. Satisfação dos Consumidores. Qualidade da Assistência à Saúde. Introdução: A satisfação do usuário com os serviços de saúde oferecidos é condição fundamental para que se possa avaliar a qualidade do mesmo. Sendo o paciente o principal ator desse cenário, sua ótica sobre a qualidade do serviço ofertado vem, ao longo dos anos, se tornando uma preocupação principal das instituições ofertantes de serviços de saúde, sejam essas públicas ou privadas. A partir de análises sobre a satisfação e/ou insatisfação dos receptores do serviço oferecido, estes podem ser aprimorados e melhorados, caso necessário. Objetivo: Essa pesquisa avaliou o nível de satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN (DOD), considerando que a opinião do usuário é importante para o conhecimento e aprendizagem dos discentes do DOD, tornando possível o vínculo entre o ensino teórico e prático. Metodologia: A coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado, no período de agosto a setembro de 2014, utilizando um roteiro composto por 12 questões que abordam aspectos vinculados ao atendimento clínico e organização dos serviços prestados pela instituição. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram um nível de satisfação dos usuários correspondente a 92,96% do total da amostra. Os principais itens analisados foram referentes ao ambiente odontológico e ao serviço prestado por alunos e professores do Departamento. Conclusão: Os pacientes estão satisfeitos com o ambiente físico, acreditam na competência dos alunos e professores e indicariam o serviço para outras pessoas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-07-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7611 Revista Ciência Plural; v. 1 n. 2 (2015); 4-18 2446-7286 por https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7611/5653 Copyright (c) 2015 Revista Ciência Plural |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Torres, Suellen Cordeiro Costa, Iris do Céu Clara |
spellingShingle |
Torres, Suellen Cordeiro Costa, Iris do Céu Clara Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN |
author_facet |
Torres, Suellen Cordeiro Costa, Iris do Céu Clara |
author_sort |
Torres, Suellen Cordeiro |
title |
Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN |
title_short |
Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN |
title_full |
Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN |
title_fullStr |
Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN |
title_sort |
satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do departamento de odontologia da ufrn |
description |
Introdução: A satisfação do usuário com os serviços de saúde oferecidos é condição fundamental para que se possa avaliar a qualidade do mesmo. Sendo o paciente o principal ator desse cenário, sua ótica sobre a qualidade do serviço ofertado vem, ao longo dos anos, se tornando uma preocupação principal das instituições ofertantes de serviços de saúde, sejam essas públicas ou privadas. A partir de análises sobre a satisfação e/ou insatisfação dos receptores do serviço oferecido, estes podem ser aprimorados e melhorados, caso necessário. Objetivo: Essa pesquisa avaliou o nível de satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN (DOD), considerando que a opinião do usuário é importante para o conhecimento e aprendizagem dos discentes do DOD, tornando possível o vínculo entre o ensino teórico e prático. Metodologia: A coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado, no período de agosto a setembro de 2014, utilizando um roteiro composto por 12 questões que abordam aspectos vinculados ao atendimento clínico e organização dos serviços prestados pela instituição. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram um nível de satisfação dos usuários correspondente a 92,96% do total da amostra. Os principais itens analisados foram referentes ao ambiente odontológico e ao serviço prestado por alunos e professores do Departamento. Conclusão: Os pacientes estão satisfeitos com o ambiente físico, acreditam na competência dos alunos e professores e indicariam o serviço para outras pessoas. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7611 |
work_keys_str_mv |
AT torressuellencordeiro satisfacaodosusuariosatendidosnasclinicasintegradasdodepartamentodeodontologiadaufrn AT costairisdoceuclara satisfacaodosusuariosatendidosnasclinicasintegradasdodepartamentodeodontologiadaufrn |
_version_ |
1766683174442631168 |