DUAS VISÕES DA POLÍTICA: A MULTIDÃO PERANTE A FILOSOFIA DO COMUM
O conceito de multidão teve um sucesso inquestionável no pensamento político atual. Com ele foi possível nomear o sujeito de certos movimentos sociais críticos opostos ao neoliberalismo capitalista dominante que, até então, carecia de outra designação que não fosse a de "massa". Contudo, p...
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EDUFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-75722016-12-16T17:04:29Z DUAS VISÕES DA POLÍTICA: A MULTIDÃO PERANTE A FILOSOFIA DO COMUM Castilla, Jordi Massó Multidão Povo Representação Revolução Sujeito O conceito de multidão teve um sucesso inquestionável no pensamento político atual. Com ele foi possível nomear o sujeito de certos movimentos sociais críticos opostos ao neoliberalismo capitalista dominante que, até então, carecia de outra designação que não fosse a de "massa". Contudo, precisão desses autores na caracterização desse fenômeno não impediu que fosse submetido a um severo teste sobre o seu potencial crítico e emancipador, nomeadamente a partir das fileiras da filosofia francesa. O presente trabalho retoma os principais argumentos expostos como resposta à multidão de Negri/Hardt e analisa as propostas que se oferecem como alternativa. Quase todas partilham o objetivo de recolocar a questão da política a partir de um pensamento do "comum", não necessariamente ontológico, que ofereça resposta a três questões da filosofia plenamente vigentes: quem é o sujeito político? como pode ser representado? e em que consiste e como pode produzir-se o acontecimento revolucionário? EDUFRN 2015-07-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7572 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 19 n. 32 (2012): Princípios: revista de filosofia; 253-272 1983-2109 0104-8694 por https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7572/5635 Copyright (c) 2012 Jordi Massó Castilla |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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O conceito de multidão teve um sucesso inquestionável no pensamento político atual. Com ele foi possível nomear o sujeito de certos movimentos sociais críticos opostos ao neoliberalismo capitalista dominante que, até então, carecia de outra designação que não fosse a de "massa". Contudo, precisão desses autores na caracterização desse fenômeno não impediu que fosse submetido a um severo teste sobre o seu potencial crítico e emancipador, nomeadamente a partir das fileiras da filosofia francesa. O presente trabalho retoma os principais argumentos expostos como resposta à multidão de Negri/Hardt e analisa as propostas que se oferecem como alternativa. Quase todas partilham o objetivo de recolocar a questão da política a partir de um pensamento do "comum", não necessariamente ontológico, que ofereça resposta a três questões da filosofia plenamente vigentes: quem é o sujeito político? como pode ser representado? e em que consiste e como pode produzir-se o acontecimento revolucionário? |
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