A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?

O artigo analisa as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo. No bojo dos debates, será analisado o percurso e os dispositi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Kayapó, Edson, Brito, Tamires
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-7445
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-74452015-10-18T13:40:12Z A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? Kayapó, Edson Brito, Tamires Lei 11.645/08 pluralidade étnico-cultural educação interétnica. O artigo analisa as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo. No bojo dos debates, será analisado o percurso e os dispositivos ideológicos que produziram as concepções de extermínio e inferioridade sociobiológica, bem como serão apresentadas as possibilidades de construção de outras histórias que coloquem sob suspeita a historiografia oficial, possibilitando a efetivação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena nas escolas de nível médio e fundamental. Mneme - Revista de Humanidades 2015-10-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445 Mneme - Revista de Humanidades; v. 15 n. 35 (2014): Dossiê Histórias Indígenas; 38-68 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445/5817 Copyright (c) 2015 Mneme - Revista de Humanidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Kayapó, Edson
Brito, Tamires
spellingShingle Kayapó, Edson
Brito, Tamires
A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
author_facet Kayapó, Edson
Brito, Tamires
author_sort Kayapó, Edson
title A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
title_short A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
title_full A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
title_fullStr A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
title_full_unstemmed A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
title_sort pluralidade étnico-cultural indígena no brasil: o que a escola tem a ver com isso?
description O artigo analisa as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo. No bojo dos debates, será analisado o percurso e os dispositivos ideológicos que produziram as concepções de extermínio e inferioridade sociobiológica, bem como serão apresentadas as possibilidades de construção de outras histórias que coloquem sob suspeita a historiografia oficial, possibilitando a efetivação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena nas escolas de nível médio e fundamental.
publisher Mneme - Revista de Humanidades
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445
work_keys_str_mv AT kayapoedson apluralidadeetnicoculturalindigenanobrasiloqueaescolatemavercomisso
AT britotamires apluralidadeetnicoculturalindigenanobrasiloqueaescolatemavercomisso
AT kayapoedson pluralidadeetnicoculturalindigenanobrasiloqueaescolatemavercomisso
AT britotamires pluralidadeetnicoculturalindigenanobrasiloqueaescolatemavercomisso
_version_ 1766681604152885248