A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
O artigo analisa as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo. No bojo dos debates, será analisado o percurso e os dispositi...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Mneme - Revista de Humanidades
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-7445 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-74452015-10-18T13:40:12Z A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? Kayapó, Edson Brito, Tamires Lei 11.645/08 pluralidade étnico-cultural educação interétnica. O artigo analisa as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo. No bojo dos debates, será analisado o percurso e os dispositivos ideológicos que produziram as concepções de extermínio e inferioridade sociobiológica, bem como serão apresentadas as possibilidades de construção de outras histórias que coloquem sob suspeita a historiografia oficial, possibilitando a efetivação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena nas escolas de nível médio e fundamental. Mneme - Revista de Humanidades 2015-10-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445 Mneme - Revista de Humanidades; v. 15 n. 35 (2014): Dossiê Histórias Indígenas; 38-68 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445/5817 Copyright (c) 2015 Mneme - Revista de Humanidades |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Kayapó, Edson Brito, Tamires |
spellingShingle |
Kayapó, Edson Brito, Tamires A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? |
author_facet |
Kayapó, Edson Brito, Tamires |
author_sort |
Kayapó, Edson |
title |
A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? |
title_short |
A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? |
title_full |
A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? |
title_fullStr |
A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? |
title_full_unstemmed |
A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? |
title_sort |
pluralidade étnico-cultural indígena no brasil: o que a escola tem a ver com isso? |
description |
O artigo analisa as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo. No bojo dos debates, será analisado o percurso e os dispositivos ideológicos que produziram as concepções de extermínio e inferioridade sociobiológica, bem como serão apresentadas as possibilidades de construção de outras histórias que coloquem sob suspeita a historiografia oficial, possibilitando a efetivação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena nas escolas de nível médio e fundamental. |
publisher |
Mneme - Revista de Humanidades |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445 |
work_keys_str_mv |
AT kayapoedson apluralidadeetnicoculturalindigenanobrasiloqueaescolatemavercomisso AT britotamires apluralidadeetnicoculturalindigenanobrasiloqueaescolatemavercomisso AT kayapoedson pluralidadeetnicoculturalindigenanobrasiloqueaescolatemavercomisso AT britotamires pluralidadeetnicoculturalindigenanobrasiloqueaescolatemavercomisso |
_version_ |
1766681604152885248 |