OS IMPACTOS NOS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DO CEFD/UFSM APÓS A DIVISÃO CURRICULAR EM LICENCIATURA E BACHARELADO

Este artigo objetivou apresentar os impactos causados pela reestruturação curricular de 2005 sobre os saberes dos professores efetivos do CEFD/UFSM que passaram a atuar nos cursos de Licenciatura e Bacharelado simultaneamente. A investigação é qualitativa sob a forma de estudo de caso. Participaram...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Contreira, Clairton Balbueno, Krug, Hugo Norberto
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7300
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-7300
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-73002016-04-01T03:15:02Z OS IMPACTOS NOS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DO CEFD/UFSM APÓS A DIVISÃO CURRICULAR EM LICENCIATURA E BACHARELADO Contreira, Clairton Balbueno Krug, Hugo Norberto Este artigo objetivou apresentar os impactos causados pela reestruturação curricular de 2005 sobre os saberes dos professores efetivos do CEFD/UFSM que passaram a atuar nos cursos de Licenciatura e Bacharelado simultaneamente. A investigação é qualitativa sob a forma de estudo de caso. Participaram seis professores representando os diferentes departamentos existentes no curso (DMTD, DDI, DDC), que possuem disciplinas tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado. As informações foram obtidas por meio de entrevista semi-estruturada e suas interpretações foram através da análise de conteúdo. Através dos relatos dos participantes, constatamos que a principal mudança está concentrada nos saberes curriculares dos professores, mais especificamente, com relação às adaptações dos conteúdos e métodos didáticos desenvolvidos em sala de aula por meio da utilização de exemplos que caracterizam suas aplicações em uma área ou outra. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-09-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7300 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 12 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7300/5707 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Contreira, Clairton Balbueno
Krug, Hugo Norberto
spellingShingle Contreira, Clairton Balbueno
Krug, Hugo Norberto
OS IMPACTOS NOS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DO CEFD/UFSM APÓS A DIVISÃO CURRICULAR EM LICENCIATURA E BACHARELADO
author_facet Contreira, Clairton Balbueno
Krug, Hugo Norberto
author_sort Contreira, Clairton Balbueno
title OS IMPACTOS NOS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DO CEFD/UFSM APÓS A DIVISÃO CURRICULAR EM LICENCIATURA E BACHARELADO
title_short OS IMPACTOS NOS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DO CEFD/UFSM APÓS A DIVISÃO CURRICULAR EM LICENCIATURA E BACHARELADO
title_full OS IMPACTOS NOS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DO CEFD/UFSM APÓS A DIVISÃO CURRICULAR EM LICENCIATURA E BACHARELADO
title_fullStr OS IMPACTOS NOS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DO CEFD/UFSM APÓS A DIVISÃO CURRICULAR EM LICENCIATURA E BACHARELADO
title_full_unstemmed OS IMPACTOS NOS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DO CEFD/UFSM APÓS A DIVISÃO CURRICULAR EM LICENCIATURA E BACHARELADO
title_sort os impactos nos saberes docentes dos professores do cefd/ufsm após a divisão curricular em licenciatura e bacharelado
description Este artigo objetivou apresentar os impactos causados pela reestruturação curricular de 2005 sobre os saberes dos professores efetivos do CEFD/UFSM que passaram a atuar nos cursos de Licenciatura e Bacharelado simultaneamente. A investigação é qualitativa sob a forma de estudo de caso. Participaram seis professores representando os diferentes departamentos existentes no curso (DMTD, DDI, DDC), que possuem disciplinas tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado. As informações foram obtidas por meio de entrevista semi-estruturada e suas interpretações foram através da análise de conteúdo. Através dos relatos dos participantes, constatamos que a principal mudança está concentrada nos saberes curriculares dos professores, mais especificamente, com relação às adaptações dos conteúdos e métodos didáticos desenvolvidos em sala de aula por meio da utilização de exemplos que caracterizam suas aplicações em uma área ou outra.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7300
work_keys_str_mv AT contreiraclairtonbalbueno osimpactosnossaberesdocentesdosprofessoresdocefdufsmaposadivisaocurricularemlicenciaturaebacharelado
AT krughugonorberto osimpactosnossaberesdocentesdosprofessoresdocefdufsmaposadivisaocurricularemlicenciaturaebacharelado
_version_ 1766681688728928256