As fomes do sertão: aproximação das ideias de fome em Vidas secas e Triste partida

O presente estudo objetivou aproximar as ideias de fome apresentada por Graciliano Ramos em Vidas Secas com aquela presente no poema Triste Partidade Patativa do Assaré. Para isso fez-se necessário discutir a noçáo de fome, elencar os cenários em que a fome é apresentada em Vidas Secas e em Triste P...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Izael Sousa, Bezerra, Danielle Viviane Fernandes, Araújo, Francisca Urbano, da Silva, Louyse Rodrigues, Souza, Maíra Patrícia Rodrigues, Vieira, Rayane Grayce da Silva, Silva, Michelle Cristine Medeiros
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7226
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Descrição
Resumo:O presente estudo objetivou aproximar as ideias de fome apresentada por Graciliano Ramos em Vidas Secas com aquela presente no poema Triste Partidade Patativa do Assaré. Para isso fez-se necessário discutir a noçáo de fome, elencar os cenários em que a fome é apresentada em Vidas Secas e em Triste Partida para por fim, aproximar a fome retratada nas duas obras. Os textos foram analisados através da técnica de análise temática, por reduçáo dos textos em paráfrases segundo proposto por Jovchelovitch e Bauer (2003). Mediante os resultados das análises das obras, observamos a correlaçáo nas seguintes categorias: o medo da fome e animalizaçáo do homem. O medo da fome foi apresentado através da escassez de alimentos, de memórias amargas do passado e falta de chuva. Também, em ambas as obras literárias verificou-se a perda da dignidade humana, sendo os personagens moralmente humilhados pelas condições severas que a seca os impõe, chegando a animalizá-los. Por fim, depreendemos que a fome foi relatada como uma condiçáo extrema de vida humana, que manifesta-se também nas obras de arte, que guardam em si sempre uma reflexáo sobre a condiçáo humana. Explorar este fenômeno através da literatura permite conhecer nuances - da agonia, do sofrimento e, também, da solidariedade - que náo raro passam despercebidas em análises puramente científicas.