Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais
O texto analisa os significados que se têm atribuído ao acesso e aos indicadores para compreensão dos avanços e retrocessos das políticas da educação superior de 2000 a 2012. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, e informações estatísticas, indicando condições concretas que determinam e são d...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7178 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-7178 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-71782019-10-24T19:07:18Z Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar Maciel, Carina Elisabeth Políticas de educação superior. Acesso e permanência. Expansão. O texto analisa os significados que se têm atribuído ao acesso e aos indicadores para compreensão dos avanços e retrocessos das políticas da educação superior de 2000 a 2012. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, e informações estatísticas, indicando condições concretas que determinam e são determinadas pelas políticas nacionais. Conclui que existem avanços, na medida em que as políticas proporcionaram o acesso de diversos grupos sociais na educação superior, e retrocessos, visto que o sistema registra a predominância do ensino privado e, no setor público, a preocupação com a expansão de vagas faz-se acompanhar de poucas ações de permanência estudantil. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7178 Revista Educação em Questão; v. 51 n. 37 (2015): jan./abr. 2015; 224-250 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2015v51n37 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7178/5304 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar Maciel, Carina Elisabeth |
spellingShingle |
Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar Maciel, Carina Elisabeth Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais |
author_facet |
Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar Maciel, Carina Elisabeth |
author_sort |
Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar |
title |
Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais |
title_short |
Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais |
title_full |
Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais |
title_fullStr |
Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais |
title_full_unstemmed |
Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais |
title_sort |
acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais |
description |
O texto analisa os significados que se têm atribuído ao acesso e aos indicadores para compreensão dos avanços e retrocessos das políticas da educação superior de 2000 a 2012. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, e informações estatísticas, indicando condições concretas que determinam e são determinadas pelas políticas nacionais. Conclui que existem avanços, na medida em que as políticas proporcionaram o acesso de diversos grupos sociais na educação superior, e retrocessos, visto que o sistema registra a predominância do ensino privado e, no setor público, a preocupação com a expansão de vagas faz-se acompanhar de poucas ações de permanência estudantil. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7178 |
work_keys_str_mv |
AT velosoterezachristinamertensaguiar acessoepermanencianaeducacaosuperioranalisedalegislacaoeindicadoreseducacionais AT macielcarinaelisabeth acessoepermanencianaeducacaosuperioranalisedalegislacaoeindicadoreseducacionais |
_version_ |
1766682651438088192 |