Expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil: tensões e perspectivas
O texto analisa a expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil no período de 1995 a 2014. Procedeu-se à análise documental e revisão bibliográfica da temática e adotou-se o referencial teórico-metodológico do materialismo histórico para identificar o sentido e significado desse...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7177 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-7177 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-71772019-10-24T19:07:21Z Expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil: tensões e perspectivas Lima Filho, Domingos Leite Educação superior. Educação profissional. Políticas educacionais. O texto analisa a expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil no período de 1995 a 2014. Procedeu-se à análise documental e revisão bibliográfica da temática e adotou-se o referencial teórico-metodológico do materialismo histórico para identificar o sentido e significado desse movimento de expansão no contexto neoliberal de redefinição do papel do Estado. Constatou-se que as políticas educacionais que realizam essa expansão apresentam elementos de continuidade que evidenciam o processo de privatização mediante a utilização do financiamento público e de formas de regulação do Estado para induzir o fortalecimento do mercado educacional. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7177 Revista Educação em Questão; v. 51 n. 37 (2015): jan./abr. 2015; 195-223 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2015v51n37 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7177/5303 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Lima Filho, Domingos Leite |
spellingShingle |
Lima Filho, Domingos Leite Expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil: tensões e perspectivas |
author_facet |
Lima Filho, Domingos Leite |
author_sort |
Lima Filho, Domingos Leite |
title |
Expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil: tensões e perspectivas |
title_short |
Expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil: tensões e perspectivas |
title_full |
Expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil: tensões e perspectivas |
title_fullStr |
Expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil: tensões e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil: tensões e perspectivas |
title_sort |
expansão da educação superior e da educação profissional no brasil: tensões e perspectivas |
description |
O texto analisa a expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil no período de 1995 a 2014. Procedeu-se à análise documental e revisão bibliográfica da temática e adotou-se o referencial teórico-metodológico do materialismo histórico para identificar o sentido e significado desse movimento de expansão no contexto neoliberal de redefinição do papel do Estado. Constatou-se que as políticas educacionais que realizam essa expansão apresentam elementos de continuidade que evidenciam o processo de privatização mediante a utilização do financiamento público e de formas de regulação do Estado para induzir o fortalecimento do mercado educacional. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7177 |
work_keys_str_mv |
AT limafilhodomingosleite expansaodaeducacaosuperioredaeducacaoprofissionalnobrasiltensoeseperspectivas |
_version_ |
1766682651236761600 |