O legado do Manifesto de 32 à educação brasileira: os desafios persistem

O presente artigo propõe uma (re) leitura do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, decorridos mais de oitenta anos de sua publicação. Nele, estão contidas as principais discussões em torno da educação pública e privada, bem como balizou os debates no âmbito da reconstrução educacional do país. S...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Machado, Maria Cristina Gomes, Carvalho, Carlos Henrique de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7176
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-7176
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-71762019-10-24T19:07:24Z O legado do Manifesto de 32 à educação brasileira: os desafios persistem Machado, Maria Cristina Gomes Carvalho, Carlos Henrique de Educação. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Modernizar e racionalizar o Estado. O presente artigo propõe uma (re) leitura do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, decorridos mais de oitenta anos de sua publicação. Nele, estão contidas as principais discussões em torno da educação pública e privada, bem como balizou os debates no âmbito da reconstrução educacional do país. Seus signatários enfatizam a premência de se criar um sistema nacional de educação para fazer frente às dificuldades enfrentadas pelo Brasil, fossem estes problemas de ordem política, econômica ou social. Os princípios do Manifesto expressam a necessidade de racionalizar e modernizar o Estado, via instrução pública, tendo em vista a modernização da nação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7176 Revista Educação em Questão; v. 51 n. 37 (2015): jan./abr. 2015; 175-194 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2015v51n37 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7176/5302
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Machado, Maria Cristina Gomes
Carvalho, Carlos Henrique de
spellingShingle Machado, Maria Cristina Gomes
Carvalho, Carlos Henrique de
O legado do Manifesto de 32 à educação brasileira: os desafios persistem
author_facet Machado, Maria Cristina Gomes
Carvalho, Carlos Henrique de
author_sort Machado, Maria Cristina Gomes
title O legado do Manifesto de 32 à educação brasileira: os desafios persistem
title_short O legado do Manifesto de 32 à educação brasileira: os desafios persistem
title_full O legado do Manifesto de 32 à educação brasileira: os desafios persistem
title_fullStr O legado do Manifesto de 32 à educação brasileira: os desafios persistem
title_full_unstemmed O legado do Manifesto de 32 à educação brasileira: os desafios persistem
title_sort o legado do manifesto de 32 à educação brasileira: os desafios persistem
description O presente artigo propõe uma (re) leitura do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, decorridos mais de oitenta anos de sua publicação. Nele, estão contidas as principais discussões em torno da educação pública e privada, bem como balizou os debates no âmbito da reconstrução educacional do país. Seus signatários enfatizam a premência de se criar um sistema nacional de educação para fazer frente às dificuldades enfrentadas pelo Brasil, fossem estes problemas de ordem política, econômica ou social. Os princípios do Manifesto expressam a necessidade de racionalizar e modernizar o Estado, via instrução pública, tendo em vista a modernização da nação.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7176
work_keys_str_mv AT machadomariacristinagomes olegadodomanifestode32aeducacaobrasileiraosdesafiospersistem
AT carvalhocarloshenriquede olegadodomanifestode32aeducacaobrasileiraosdesafiospersistem
_version_ 1766682651040677888