O ensino jurídico em contexto universitário português: tradições curriculares em debate
O artigo objetiva compreender como a invenção/manutenção das tradições curriculares no ensino jurídico se estabelece em uma instituição universitária. Busca-se, a partir de 20 horas de observação de sala de aula, entrevistas à professora e a 11 estudantes e análise documental, compreender como este...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-71702019-10-24T19:07:38Z O ensino jurídico em contexto universitário português: tradições curriculares em debate Nunes, Cely do Socorro Costa Ensino jurídico. Ensino superior. O artigo objetiva compreender como a invenção/manutenção das tradições curriculares no ensino jurídico se estabelece em uma instituição universitária. Busca-se, a partir de 20 horas de observação de sala de aula, entrevistas à professora e a 11 estudantes e análise documental, compreender como este ensino é percepcionado pela sua comunidade. Apple (1999), Goodson (2001), Fernandez e Fernandez (2005), Hobsbawm (2008), Francishetto (2010), Leite (2011) ajudam a ponderar que tal ensino decorre de uma tradição curricular favorecedora da manutenção do Estilo Coimbrã de ensino: dicotomia teoria e prática e do conhecimento técnico e político, cuja raiz reside na vocação do Direito Positivo. Tradição pouco contestada pelo ensino jurídico lusófono, contribuindo para sua perpetuação a qual dificulta que outras tradições curriculares críticas possam ser inventadas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7170 Revista Educação em Questão; v. 51 n. 37 (2015): jan./abr. 2015; 12-41 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2015v51n37 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7170/5296 |
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