Uma Defesa Moral do Aborto
No presente artigo discute-se as chamadas versões conservadora e liberal no que se diz ao posicionamento em relaçáo ao aborto. Filia-se a corrente liberal e defende-se 0 momento do nascimento como linha divisória moralmente significativa, a partir da qual se considera e...
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EDUFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-7092016-12-16T16:47:28Z Uma Defesa Moral do Aborto Nahra, Cinara Maria Leite No presente artigo discute-se as chamadas versões conservadora e liberal no que se diz ao posicionamento em relaçáo ao aborto. Filia-se a corrente liberal e defende-se 0 momento do nascimento como linha divisória moralmente significativa, a partir da qual se considera errado matar um feto. Para fundamentar esta defesa mostra-se que esta diferença moral significativa que existe entre matar um feto antes do nascimento e após 0 seu nascimento esta fundada em uma diferença de estatuto onto16gico, tendo o feto um determinado estatuto ontológico, e o bebê o estatuto de ser humano. Utiliza-se para fundamentar esta distinçáo da diferença estabelecida por Heidegger entre ente e ser. Fundamentalmente pretende-se sustentar no artigo a tese de que "um feto náo é um ser humano". EDUFRN 2010-10-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/709 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 3 n. 04 (1996): Princípios: revista de filosofia; 72-85 1983-2109 0104-8694 por https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/709/652 Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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No presente artigo discute-se as chamadas versões conservadora e liberal no que se diz ao posicionamento em relaçáo ao aborto. Filia-se a corrente liberal e defende-se 0 momento do nascimento como linha divisória moralmente significativa, a partir da qual se considera errado matar um feto. Para fundamentar esta defesa mostra-se que esta diferença moral significativa que existe entre matar um feto antes do nascimento e após 0 seu nascimento esta fundada em uma diferença de estatuto onto16gico, tendo o feto um determinado estatuto ontológico, e o bebê o estatuto de ser humano. Utiliza-se para fundamentar esta distinçáo da diferença estabelecida por Heidegger entre ente e ser. Fundamentalmente pretende-se sustentar no artigo a tese de que "um feto náo é um ser humano". |
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