Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação

Este artigo examina características da gestão de quatro Programas de Pós-Graduação em Educação considerados de excelência na avaliação da Capes. À luz de contribuições de Ball e Bourdieu analisa documentos oficiais e depoimentos de coordenadores, membros da ANPEd e do FORPREd e representantes da Áre...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: França, Indira Alves, Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7081
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-7081
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-70812019-10-23T20:26:57Z Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação França, Indira Alves Bonamino, Alicia Maria Catalano de Pós-graduação em Educação. Gestão. Avaliação da Capes. Este artigo examina características da gestão de quatro Programas de Pós-Graduação em Educação considerados de excelência na avaliação da Capes. À luz de contribuições de Ball e Bourdieu analisa documentos oficiais e depoimentos de coordenadores, membros da ANPEd e do FORPREd e representantes da Área de Educação, revelando as estratégias desenvolvidas pelos representantes dessas instâncias para avançar, legitimar e consolidar suas posições nas hierarquias do campo da pós-graduação. Mais especificamente, revela convergências e divergências na forma de a gestão dos programas se relacionar com a avaliação da Capes, que envolvem a gestão coletiva, o credenciamento docente e a seleção de alunos e professores. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7081 Revista Educação em Questão; v. 50 n. 36 (2014): set./dez. 2014; 125-155 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2014v50n36 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7081/5274
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author França, Indira Alves
Bonamino, Alicia Maria Catalano de
spellingShingle França, Indira Alves
Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação
author_facet França, Indira Alves
Bonamino, Alicia Maria Catalano de
author_sort França, Indira Alves
title Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação
title_short Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação
title_full Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação
title_fullStr Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação
title_full_unstemmed Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação
title_sort avaliação e gestão da excelência na pós-graduação em educação
description Este artigo examina características da gestão de quatro Programas de Pós-Graduação em Educação considerados de excelência na avaliação da Capes. À luz de contribuições de Ball e Bourdieu analisa documentos oficiais e depoimentos de coordenadores, membros da ANPEd e do FORPREd e representantes da Área de Educação, revelando as estratégias desenvolvidas pelos representantes dessas instâncias para avançar, legitimar e consolidar suas posições nas hierarquias do campo da pós-graduação. Mais especificamente, revela convergências e divergências na forma de a gestão dos programas se relacionar com a avaliação da Capes, que envolvem a gestão coletiva, o credenciamento docente e a seleção de alunos e professores.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2014
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7081
work_keys_str_mv AT francaindiraalves avaliacaoegestaodaexcelencianaposgraduacaoemeducacao
AT bonaminoaliciamariacatalanode avaliacaoegestaodaexcelencianaposgraduacaoemeducacao
_version_ 1766682648389877760