Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação
Este artigo examina características da gestão de quatro Programas de Pós-Graduação em Educação considerados de excelência na avaliação da Capes. À luz de contribuições de Ball e Bourdieu analisa documentos oficiais e depoimentos de coordenadores, membros da ANPEd e do FORPREd e representantes da Áre...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7081 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-7081 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-70812019-10-23T20:26:57Z Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação França, Indira Alves Bonamino, Alicia Maria Catalano de Pós-graduação em Educação. Gestão. Avaliação da Capes. Este artigo examina características da gestão de quatro Programas de Pós-Graduação em Educação considerados de excelência na avaliação da Capes. À luz de contribuições de Ball e Bourdieu analisa documentos oficiais e depoimentos de coordenadores, membros da ANPEd e do FORPREd e representantes da Área de Educação, revelando as estratégias desenvolvidas pelos representantes dessas instâncias para avançar, legitimar e consolidar suas posições nas hierarquias do campo da pós-graduação. Mais especificamente, revela convergências e divergências na forma de a gestão dos programas se relacionar com a avaliação da Capes, que envolvem a gestão coletiva, o credenciamento docente e a seleção de alunos e professores. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7081 Revista Educação em Questão; v. 50 n. 36 (2014): set./dez. 2014; 125-155 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2014v50n36 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7081/5274 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
França, Indira Alves Bonamino, Alicia Maria Catalano de |
spellingShingle |
França, Indira Alves Bonamino, Alicia Maria Catalano de Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação |
author_facet |
França, Indira Alves Bonamino, Alicia Maria Catalano de |
author_sort |
França, Indira Alves |
title |
Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação |
title_short |
Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação |
title_full |
Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação |
title_fullStr |
Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação |
title_full_unstemmed |
Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação |
title_sort |
avaliação e gestão da excelência na pós-graduação em educação |
description |
Este artigo examina características da gestão de quatro Programas de Pós-Graduação em Educação considerados de excelência na avaliação da Capes. À luz de contribuições de Ball e Bourdieu analisa documentos oficiais e depoimentos de coordenadores, membros da ANPEd e do FORPREd e representantes da Área de Educação, revelando as estratégias desenvolvidas pelos representantes dessas instâncias para avançar, legitimar e consolidar suas posições nas hierarquias do campo da pós-graduação. Mais especificamente, revela convergências e divergências na forma de a gestão dos programas se relacionar com a avaliação da Capes, que envolvem a gestão coletiva, o credenciamento docente e a seleção de alunos e professores. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2014 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7081 |
work_keys_str_mv |
AT francaindiraalves avaliacaoegestaodaexcelencianaposgraduacaoemeducacao AT bonaminoaliciamariacatalanode avaliacaoegestaodaexcelencianaposgraduacaoemeducacao |
_version_ |
1766682648389877760 |