Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula

O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos ? participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedade...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Jennings, Louise, Neves, Vanessa Ferraz Almeida, Gomes, Maria de Fátima Cardoso
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7076
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-7076
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-70762019-10-23T20:27:10Z Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula Jennings, Louise Neves, Vanessa Ferraz Almeida Gomes, Maria de Fátima Cardoso Palavras-chave Práticas democráticas. Aprendizagem. Etnografia. O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos ? participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedades justas e igualitárias, bem como da criação e manutenção delas na própria sala de aula e além dela. Os dados foram construídos a partir de pesquisa baseada em uma perspectiva etnográfica conduzida ao longo de um ano e analisados numa perspectiva histórico-cultural. As análises apresentadas mostram práticas de sala de aula que posicionam seus membros como sujeitos democráticos por meio das suas relações sociais e da construção academicamente rigorosa dos conhecimentos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7076 Revista Educação em Questão; v. 50 n. 36 (2014): set./dez. 2014; 10-41 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2014v50n36 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7076/5270
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Jennings, Louise
Neves, Vanessa Ferraz Almeida
Gomes, Maria de Fátima Cardoso
spellingShingle Jennings, Louise
Neves, Vanessa Ferraz Almeida
Gomes, Maria de Fátima Cardoso
Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula
author_facet Jennings, Louise
Neves, Vanessa Ferraz Almeida
Gomes, Maria de Fátima Cardoso
author_sort Jennings, Louise
title Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula
title_short Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula
title_full Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula
title_fullStr Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula
title_full_unstemmed Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula
title_sort oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula
description O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos ? participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedades justas e igualitárias, bem como da criação e manutenção delas na própria sala de aula e além dela. Os dados foram construídos a partir de pesquisa baseada em uma perspectiva etnográfica conduzida ao longo de um ano e analisados numa perspectiva histórico-cultural. As análises apresentadas mostram práticas de sala de aula que posicionam seus membros como sujeitos democráticos por meio das suas relações sociais e da construção academicamente rigorosa dos conhecimentos.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2014
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7076
work_keys_str_mv AT jenningslouise oportunidadesdeaprendizagemecidadaniaresponsavelpraticasdemocraticasemsaladeaula
AT nevesvanessaferrazalmeida oportunidadesdeaprendizagemecidadaniaresponsavelpraticasdemocraticasemsaladeaula
AT gomesmariadefatimacardoso oportunidadesdeaprendizagemecidadaniaresponsavelpraticasdemocraticasemsaladeaula
_version_ 1766682647627563008