Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula
O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos ? participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedade...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7076 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-7076 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-70762019-10-23T20:27:10Z Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula Jennings, Louise Neves, Vanessa Ferraz Almeida Gomes, Maria de Fátima Cardoso Palavras-chave Práticas democráticas. Aprendizagem. Etnografia. O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos ? participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedades justas e igualitárias, bem como da criação e manutenção delas na própria sala de aula e além dela. Os dados foram construídos a partir de pesquisa baseada em uma perspectiva etnográfica conduzida ao longo de um ano e analisados numa perspectiva histórico-cultural. As análises apresentadas mostram práticas de sala de aula que posicionam seus membros como sujeitos democráticos por meio das suas relações sociais e da construção academicamente rigorosa dos conhecimentos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7076 Revista Educação em Questão; v. 50 n. 36 (2014): set./dez. 2014; 10-41 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2014v50n36 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7076/5270 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Jennings, Louise Neves, Vanessa Ferraz Almeida Gomes, Maria de Fátima Cardoso |
spellingShingle |
Jennings, Louise Neves, Vanessa Ferraz Almeida Gomes, Maria de Fátima Cardoso Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula |
author_facet |
Jennings, Louise Neves, Vanessa Ferraz Almeida Gomes, Maria de Fátima Cardoso |
author_sort |
Jennings, Louise |
title |
Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula |
title_short |
Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula |
title_full |
Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula |
title_fullStr |
Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula |
title_sort |
oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula |
description |
O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos ? participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedades justas e igualitárias, bem como da criação e manutenção delas na própria sala de aula e além dela. Os dados foram construídos a partir de pesquisa baseada em uma perspectiva etnográfica conduzida ao longo de um ano e analisados numa perspectiva histórico-cultural. As análises apresentadas mostram práticas de sala de aula que posicionam seus membros como sujeitos democráticos por meio das suas relações sociais e da construção academicamente rigorosa dos conhecimentos. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2014 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7076 |
work_keys_str_mv |
AT jenningslouise oportunidadesdeaprendizagemecidadaniaresponsavelpraticasdemocraticasemsaladeaula AT nevesvanessaferrazalmeida oportunidadesdeaprendizagemecidadaniaresponsavelpraticasdemocraticasemsaladeaula AT gomesmariadefatimacardoso oportunidadesdeaprendizagemecidadaniaresponsavelpraticasdemocraticasemsaladeaula |
_version_ |
1766682647627563008 |