Olhares de docentes da educação de jovens e adultos sobre inclusão e deficiência

Este artigo é resultado de um recorte de pesquisa dissertativa, realizada junto às escolas que desenvolvem a Educação de Jovens e Adultos e possuem, nessa modalidade, alunos com defi ciência. A pesquisa buscou investigar como, em um contexto histórico como o brasileiro, no qual a Educação de Jovens...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Sandra Cristina, Dorziat, Ana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/7027
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-70272021-02-24T21:27:51Z Olhares de docentes da educação de jovens e adultos sobre inclusão e deficiência Souza, Sandra Cristina Dorziat, Ana Inclusão. Educação de Jovens e Adultos. Pessoas com Deficiência. Este artigo é resultado de um recorte de pesquisa dissertativa, realizada junto às escolas que desenvolvem a Educação de Jovens e Adultos e possuem, nessa modalidade, alunos com defi ciência. A pesquisa buscou investigar como, em um contexto histórico como o brasileiro, no qual a Educação de Jovens e Adultos sempre representou um espaço de luta contra a exclusão social, outra população também submetida à exclusão (pessoas com defi ciência) é considerada. Considerando que, em meio a essa dupla vulnerabilidade, é importante desvendar as concepções docentes, foi estipulado como objetivo analisar o depoimento de professoras da Educação de Jovens e Adultos, sobre os temas inclusão e defi ciência. Para tanto, os documentos disponibilizadas pela Secretaria de Educação e Cultura do município pesquisado possibilitaram uma análise do quadro de alunos com defi ciência na Educação de Jovens e Adultos. Como eixo norteador, a temática teve como aporte teórico os Estudos Culturais e, em termos metodológicos, os depoimentos de professoras de alunos jovens e adultos com defi ciência, da rede pública de ensino. Os resultados obtidos indicaram uma forte conotação normalizadora presente nos discursos das professoras, os quais estão coerentes com uma perspectiva de inclusão como aspecto pontual – destinado aos alunos com defi ciência – e meramente socializador. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-04-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/7027 Vivência: Revista de Antropologia; v. 1 n. 44 (2014) 2238-6009 por https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/7027/5265 Copyright (c) 2015 Vivência: Revista de Antropologia
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