A FILOSOFIA NOS ESPELHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS DO IFRN

O presente trabalho, de natureza teórica e interpretativa, objetiva identificar, analisar e problematizar o lugar da Filosofia no currículo das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A fim de efetivar tal meta, parte-se dialeticamente de um cenár...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lima Neto, Avelino Aldo, Chagas, Patrícia Carla de Macedo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6894
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-6894
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-68942016-04-01T03:15:02Z A FILOSOFIA NOS ESPELHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS DO IFRN Lima Neto, Avelino Aldo Chagas, Patrícia Carla de Macedo O presente trabalho, de natureza teórica e interpretativa, objetiva identificar, analisar e problematizar o lugar da Filosofia no currículo das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A fim de efetivar tal meta, parte-se dialeticamente de um cenário mais amplo para um outro mais específico, em quatro momentos. Inicialmente, situa-se a formação docente a partir da ideia de inacabamento, e identificam-se os pressupostos filosóficos presentes no Projeto Pedagógico das licenciaturas e no Projeto Político-Pedagógico da instituição. Caracteriza-se, aí, em linhas gerais, a concepção de Filosofia adotada – bem como de seu papel na construção da identidade do professor. Em seguida, apresenta-se e analisa-se brevemente o denominado Núcleo Epistemológico das matrizes curriculares estudadas, no qual a Filosofia aparece sob a forma de componentes curriculares. Trata-se das disciplinas Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e Epistemologia da Ciência. Posteriormente, analisa-se e problematiza-se mais demoradamente os imbricamentos destas disciplinas com os objetivos e conteúdos curriculares, relacionando-os com as características dos dois contextos anteriormente apresentados. Com isso, intenta-se constatar intersecções entre o arcabouço filosófico utilizado e a concepção de formação de professores da instituição, do mesmo modo que as implicações daí advindas na trajetória formativa dos licenciandos. Por fim, traçam-se algumas linhas reflexivas e críticas acerca do cenário analisado, com vistas, sobretudo, a apontar avanços, limites, proposições e possíveis transformações no contexto formativo docente à luz de uma matriz filosófica.216 Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-09-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6894 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 12 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6894/5708 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Lima Neto, Avelino Aldo
Chagas, Patrícia Carla de Macedo
spellingShingle Lima Neto, Avelino Aldo
Chagas, Patrícia Carla de Macedo
A FILOSOFIA NOS ESPELHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS DO IFRN
author_facet Lima Neto, Avelino Aldo
Chagas, Patrícia Carla de Macedo
author_sort Lima Neto, Avelino Aldo
title A FILOSOFIA NOS ESPELHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS DO IFRN
title_short A FILOSOFIA NOS ESPELHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS DO IFRN
title_full A FILOSOFIA NOS ESPELHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS DO IFRN
title_fullStr A FILOSOFIA NOS ESPELHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS DO IFRN
title_full_unstemmed A FILOSOFIA NOS ESPELHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS DO IFRN
title_sort filosofia nos espelhos da formação docente: uma análise da presença da filosofia no currículo das licenciaturas do ifrn
description O presente trabalho, de natureza teórica e interpretativa, objetiva identificar, analisar e problematizar o lugar da Filosofia no currículo das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A fim de efetivar tal meta, parte-se dialeticamente de um cenário mais amplo para um outro mais específico, em quatro momentos. Inicialmente, situa-se a formação docente a partir da ideia de inacabamento, e identificam-se os pressupostos filosóficos presentes no Projeto Pedagógico das licenciaturas e no Projeto Político-Pedagógico da instituição. Caracteriza-se, aí, em linhas gerais, a concepção de Filosofia adotada – bem como de seu papel na construção da identidade do professor. Em seguida, apresenta-se e analisa-se brevemente o denominado Núcleo Epistemológico das matrizes curriculares estudadas, no qual a Filosofia aparece sob a forma de componentes curriculares. Trata-se das disciplinas Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e Epistemologia da Ciência. Posteriormente, analisa-se e problematiza-se mais demoradamente os imbricamentos destas disciplinas com os objetivos e conteúdos curriculares, relacionando-os com as características dos dois contextos anteriormente apresentados. Com isso, intenta-se constatar intersecções entre o arcabouço filosófico utilizado e a concepção de formação de professores da instituição, do mesmo modo que as implicações daí advindas na trajetória formativa dos licenciandos. Por fim, traçam-se algumas linhas reflexivas e críticas acerca do cenário analisado, com vistas, sobretudo, a apontar avanços, limites, proposições e possíveis transformações no contexto formativo docente à luz de uma matriz filosófica.216
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6894
work_keys_str_mv AT limanetoavelinoaldo afilosofianosespelhosdaformacaodocenteumaanalisedapresencadafilosofianocurriculodaslicenciaturasdoifrn
AT chagaspatriciacarlademacedo afilosofianosespelhosdaformacaodocenteumaanalisedapresencadafilosofianocurriculodaslicenciaturasdoifrn
AT limanetoavelinoaldo filosofianosespelhosdaformacaodocenteumaanalisedapresencadafilosofianocurriculodaslicenciaturasdoifrn
AT chagaspatriciacarlademacedo filosofianosespelhosdaformacaodocenteumaanalisedapresencadafilosofianocurriculodaslicenciaturasdoifrn
_version_ 1766681688364023808