CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
O objetivo do artigo é contribuir com sugestões para o ensino de literatura no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e como ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrand...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6892 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-6892 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-68922015-03-26T23:18:59Z CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Galvão, Isabel Tereza de Araújo Teixeira Filho, Almir César Cardoso, Daniel César Ensino de literatura letramento carta literária unidade temática O objetivo do artigo é contribuir com sugestões para o ensino de literatura no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e como ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrando novos significados para o mundo. Considera-se a leitura do texto literário como prática social essencial à formação humanizadora, associada ao processo de letramento mais geral que ocorre durante os anos de formação escolar. Sugere-se o uso da carta literária como elemento motivador e facilitador na interação do discente com o mundo da literatura, partindo do ponto de vista de que tal gênero é uma fonte rica de informações necessárias para que os alunos desmistifiquem a figura do literato como a de alguém distante e alheio ao mundo real, além do fato de que as missivas possibilitam uma visão sobre o que os seus autores, como intelectuais, pensavam a respeito dos movimentos literários da sua época. A metodologia sugerida para ensino é o trabalho com unidade temática, baseada no método de Sequência Didática, com o emprego de materiais didáticos diversificados. O apoio teórico para a proposta apresentada são os estudos de Cosson (2006; 2009; 2010), Candido (1995), Soares (2000) e Araújo; Sá (2012).Isabel Tereza de Araújo Galvão possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino. Possui Especialização em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) em parceria com a UAB Universidade Aberta do Brasil (2013). Tem vínculo empregatício com o IFRN e é mestranda do PROFLETRAS/UFRN.Almir César Teixeira Filho possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino - mestrando do PROFLETRAS/UFRN.Daniel César Cardoso possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino - mestrando do PROFLETRAS/UFRN. UFRN 2015-03-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6892 Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses; v. 4 n. 8 (2013): Revista Imburana 8; 73-85 2177-1146 por https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6892/5251 Copyright (c) 2015 Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Galvão, Isabel Tereza de Araújo Teixeira Filho, Almir César Cardoso, Daniel César |
spellingShingle |
Galvão, Isabel Tereza de Araújo Teixeira Filho, Almir César Cardoso, Daniel César CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
author_facet |
Galvão, Isabel Tereza de Araújo Teixeira Filho, Almir César Cardoso, Daniel César |
author_sort |
Galvão, Isabel Tereza de Araújo |
title |
CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
title_short |
CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
cartas em eventos de letramento: elemento gerador de unidade temática para o ensino fundamental |
description |
O objetivo do artigo é contribuir com sugestões para o ensino de literatura no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e como ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrando novos significados para o mundo. Considera-se a leitura do texto literário como prática social essencial à formação humanizadora, associada ao processo de letramento mais geral que ocorre durante os anos de formação escolar. Sugere-se o uso da carta literária como elemento motivador e facilitador na interação do discente com o mundo da literatura, partindo do ponto de vista de que tal gênero é uma fonte rica de informações necessárias para que os alunos desmistifiquem a figura do literato como a de alguém distante e alheio ao mundo real, além do fato de que as missivas possibilitam uma visão sobre o que os seus autores, como intelectuais, pensavam a respeito dos movimentos literários da sua época. A metodologia sugerida para ensino é o trabalho com unidade temática, baseada no método de Sequência Didática, com o emprego de materiais didáticos diversificados. O apoio teórico para a proposta apresentada são os estudos de Cosson (2006; 2009; 2010), Candido (1995), Soares (2000) e Araújo; Sá (2012).Isabel Tereza de Araújo Galvão possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino. Possui Especialização em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) em parceria com a UAB Universidade Aberta do Brasil (2013). Tem vínculo empregatício com o IFRN e é mestranda do PROFLETRAS/UFRN.Almir César Teixeira Filho possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino - mestrando do PROFLETRAS/UFRN.Daniel César Cardoso possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino - mestrando do PROFLETRAS/UFRN. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6892 |
work_keys_str_mv |
AT galvaoisabelterezadearaujo cartasemeventosdeletramentoelementogeradordeunidadetematicaparaoensinofundamental AT teixeirafilhoalmircesar cartasemeventosdeletramentoelementogeradordeunidadetematicaparaoensinofundamental AT cardosodanielcesar cartasemeventosdeletramentoelementogeradordeunidadetematicaparaoensinofundamental |
_version_ |
1766682119042498560 |