CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

O objetivo do artigo é contribuir com sugestões para o ensino de literatura no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e como ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrand...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Galvão, Isabel Tereza de Araújo, Teixeira Filho, Almir César, Cardoso, Daniel César
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6892
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-6892
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-68922015-03-26T23:18:59Z CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Galvão, Isabel Tereza de Araújo Teixeira Filho, Almir César Cardoso, Daniel César Ensino de literatura letramento carta literária unidade temática O objetivo do artigo é contribuir com sugestões para o ensino de literatura no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e como ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrando novos significados para o mundo. Considera-se a  leitura do texto literário como prática social essencial à formação humanizadora, associada ao processo de letramento mais geral que ocorre durante os anos de formação escolar. Sugere-se o uso da carta literária como elemento motivador e facilitador na interação do discente com o mundo da literatura, partindo do ponto de vista de que tal gênero é uma fonte rica de informações necessárias para que os alunos desmistifiquem a figura do literato como a de alguém distante e alheio ao mundo real, além do fato de que as missivas possibilitam uma visão sobre o que os seus autores, como intelectuais, pensavam a respeito dos movimentos literários da sua época. A metodologia sugerida para ensino é o trabalho com unidade temática, baseada no método de Sequência Didática, com o emprego de materiais didáticos diversificados. O apoio teórico para a proposta apresentada são os estudos de Cosson (2006; 2009; 2010), Candido (1995), Soares (2000) e Araújo; Sá (2012).Isabel Tereza de Araújo Galvão possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino. Possui Especialização em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) em parceria com a UAB Universidade Aberta do Brasil (2013). Tem vínculo empregatício com o IFRN e é mestranda do PROFLETRAS/UFRN.Almir César Teixeira Filho possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino - mestrando do PROFLETRAS/UFRN.Daniel César Cardoso possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino - mestrando do PROFLETRAS/UFRN.  UFRN 2015-03-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6892 Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses; v. 4 n. 8 (2013): Revista Imburana 8; 73-85 2177-1146 por https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6892/5251 Copyright (c) 2015 Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Galvão, Isabel Tereza de Araújo
Teixeira Filho, Almir César
Cardoso, Daniel César
spellingShingle Galvão, Isabel Tereza de Araújo
Teixeira Filho, Almir César
Cardoso, Daniel César
CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
author_facet Galvão, Isabel Tereza de Araújo
Teixeira Filho, Almir César
Cardoso, Daniel César
author_sort Galvão, Isabel Tereza de Araújo
title CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_short CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_full CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort cartas em eventos de letramento: elemento gerador de unidade temática para o ensino fundamental
description O objetivo do artigo é contribuir com sugestões para o ensino de literatura no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e como ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrando novos significados para o mundo. Considera-se a  leitura do texto literário como prática social essencial à formação humanizadora, associada ao processo de letramento mais geral que ocorre durante os anos de formação escolar. Sugere-se o uso da carta literária como elemento motivador e facilitador na interação do discente com o mundo da literatura, partindo do ponto de vista de que tal gênero é uma fonte rica de informações necessárias para que os alunos desmistifiquem a figura do literato como a de alguém distante e alheio ao mundo real, além do fato de que as missivas possibilitam uma visão sobre o que os seus autores, como intelectuais, pensavam a respeito dos movimentos literários da sua época. A metodologia sugerida para ensino é o trabalho com unidade temática, baseada no método de Sequência Didática, com o emprego de materiais didáticos diversificados. O apoio teórico para a proposta apresentada são os estudos de Cosson (2006; 2009; 2010), Candido (1995), Soares (2000) e Araújo; Sá (2012).Isabel Tereza de Araújo Galvão possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino. Possui Especialização em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) em parceria com a UAB Universidade Aberta do Brasil (2013). Tem vínculo empregatício com o IFRN e é mestranda do PROFLETRAS/UFRN.Almir César Teixeira Filho possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino - mestrando do PROFLETRAS/UFRN.Daniel César Cardoso possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino - mestrando do PROFLETRAS/UFRN. 
publisher UFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6892
work_keys_str_mv AT galvaoisabelterezadearaujo cartasemeventosdeletramentoelementogeradordeunidadetematicaparaoensinofundamental
AT teixeirafilhoalmircesar cartasemeventosdeletramentoelementogeradordeunidadetematicaparaoensinofundamental
AT cardosodanielcesar cartasemeventosdeletramentoelementogeradordeunidadetematicaparaoensinofundamental
_version_ 1766682119042498560