Mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos
A imagem do destino turístico é um tema complexo e que pode ser analisado por meio de diferentes métodos. Uma alternativa amplamente empregada para a análise da imagem de produto em geral é o mapa perceptual, instrumento composto por um diagrama que representa a imagem de vários elementos de uma mes...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6856 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-6856 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-68562015-12-30T19:39:00Z Mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos Santos, Glauber Eduardo de Oliveira Silva, Viviane de Jesus mapa perceptual marketing turístico imagem de destinos turísticos escalonamento multidimensional A imagem do destino turístico é um tema complexo e que pode ser analisado por meio de diferentes métodos. Uma alternativa amplamente empregada para a análise da imagem de produto em geral é o mapa perceptual, instrumento composto por um diagrama que representa a imagem de vários elementos de uma mesma categoria em relação a diferentes atributos. Esse método começa a ser aplicado à análise da imagem do destino turístico, facilitando a análise das qualidades de cada lugar e do posicionamento da imagem do destino em relação a seus concorrentes. Logo, os mapas perceptuais facilitam a interpretação dos resultados do processo de mensuração da imagem do destino, contribuindo substancialmente para a gestão e o marketing de destinos turísticos. O presente artigo utiliza mapas perceptuais para analisar a imagem de alguns dos mais importantes destinos turísticos brasileiros na visão do consumidor paulistano com relação aos atrativos naturais e culturais, oferta de entretenimento, serviços turísticos, segurança e hospitalidade. O objetivo principal é ilustrar a aplicação dessa técnica de análise, discutindo-se suas contribuições e restrições e colaborando-se para o desenvolvimento metodológico da pesquisa nessa área. Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN) 2015-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares Trabalho metodológico-empírico application/pdf https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6856 Revista de Turismo Contemporâneo; v. 3 n. 2 (2015) 2357-8211 por https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6856/6148 Copyright (c) 2015 Revista de Turismo Contemporâneo |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira Silva, Viviane de Jesus |
spellingShingle |
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira Silva, Viviane de Jesus Mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos |
author_facet |
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira Silva, Viviane de Jesus |
author_sort |
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira |
title |
Mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos |
title_short |
Mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos |
title_full |
Mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos |
title_fullStr |
Mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos |
title_full_unstemmed |
Mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos |
title_sort |
mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos |
description |
A imagem do destino turístico é um tema complexo e que pode ser analisado por meio de diferentes métodos. Uma alternativa amplamente empregada para a análise da imagem de produto em geral é o mapa perceptual, instrumento composto por um diagrama que representa a imagem de vários elementos de uma mesma categoria em relação a diferentes atributos. Esse método começa a ser aplicado à análise da imagem do destino turístico, facilitando a análise das qualidades de cada lugar e do posicionamento da imagem do destino em relação a seus concorrentes. Logo, os mapas perceptuais facilitam a interpretação dos resultados do processo de mensuração da imagem do destino, contribuindo substancialmente para a gestão e o marketing de destinos turísticos. O presente artigo utiliza mapas perceptuais para analisar a imagem de alguns dos mais importantes destinos turísticos brasileiros na visão do consumidor paulistano com relação aos atrativos naturais e culturais, oferta de entretenimento, serviços turísticos, segurança e hospitalidade. O objetivo principal é ilustrar a aplicação dessa técnica de análise, discutindo-se suas contribuições e restrições e colaborando-se para o desenvolvimento metodológico da pesquisa nessa área. |
publisher |
Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN) |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6856 |
work_keys_str_mv |
AT santosglaubereduardodeoliveira mapaperceptualcomoferramentaparaaanalisedaimagemdedestinosturisticos AT silvavivianedejesus mapaperceptualcomoferramentaparaaanalisedaimagemdedestinosturisticos |
_version_ |
1766683003343339520 |