OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA

O presente trabalho emerge como uma iniciativa de problematização do uso dos conceitos geográficos no processo de ensino aprendizagem da Geografia escolar, envolvendo o exercício da pesquisa bibliográfica. A base de coleta de dados se constituiu na revisão de literatura, visando à identificação de d...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sousa, Raimunda Aurilia Ferreira de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6765
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho emerge como uma iniciativa de problematização do uso dos conceitos geográficos no processo de ensino aprendizagem da Geografia escolar, envolvendo o exercício da pesquisa bibliográfica. A base de coleta de dados se constituiu na revisão de literatura, visando à identificação de documentos que tratem sobre os conceitos geográficos, além de orientações sobre mediações didáticas para se trabalhar os conceitos geográficos em sala de aula.  Desse modo, torna-se essencial a utilização dos conceitos geográficos no ensino de geografia partindo da realidade dos alunos, tendo em vista que essas concepções de análise do espaço geográfico permitem maior interpretação crítica da realidade ao qual os alunos estão inseridos. Conclui-se assim que os conceitos geográficos, nesse caso os conceitos de paisagem, território, lugar e região, devem ser trabalhados de forma didática em sala de aula, mediatizados pelas práticas pedagógicas adotadas pelo professor. A inserção do cotidiano do aluno em sala de aula por meio desses conceitos permite maior compreensão do meio social em que vivem e desse modo, permitirá maior interesse e empenho dos alunos pelos conhecimentos geográficos.