IDENTIDADES CRISTÃS NA ANTIGUIDADE TARDIA: RESSIGNIFICAÇÕES DOS VALORES E PRÁTICAS ROMANAS NA APOLOGIA DE TERTULIANO

O presente artigo analisa a escrita de Tertuliano, teólogo africano do século II, considerando as articulações feitas pelo autor com outras produções e discursos da época. Sua principal obra Apologia (197) se configura no momento de conflitos entre a religião emergente, o cristianismo, e as crenças...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Talita
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Revista Alétheia
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/aletheia/article/view/6686
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Descrição
Resumo:O presente artigo analisa a escrita de Tertuliano, teólogo africano do século II, considerando as articulações feitas pelo autor com outras produções e discursos da época. Sua principal obra Apologia (197) se configura no momento de conflitos entre a religião emergente, o cristianismo, e as crenças tradicionais dos romanos. Neste contexto, buscamos estudar as contribuições de Tertuliano no processo de construção de uma identidade para o cristianismo em sua fase inicial, que posteriormente influenciou o pensamento cristão ocidental. Examinamos as semelhanças e diferenças entre os mecanismos de legitimação de uma “moral cristã”, marcada pela apropriação e (re)significação dos valores morais dos antigos, no qual Tertuliano coloca os romanos como o “outro” num cenário em que era preciso constituir um ideal de identidade para o cristianismo. Neste sentido, problematizamos os discursos de Tertuliano a partir do diálogo com escritores clássicos e estudiosos contemporâneos que nos permitem compreender o jogo de alteridade presente nas relações entre os dois modelos de “moral” existentes neste contexto histórico.