TECENDO A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DO BRASIL INFANTIL
Estudar a História das Instituições de Educação Infantil nos permite estabelecer relações com a história da infância e da criança, e compreender as concepções pedagógicas que fundamentam as propostas e práticas educacionais direcionadas para as crianças de zero a seis anos de idade. Ao focar este co...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-66852015-02-12T17:49:42Z TECENDO A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DO BRASIL INFANTIL Mendes, Sarah de lima Estudar a História das Instituições de Educação Infantil nos permite estabelecer relações com a história da infância e da criança, e compreender as concepções pedagógicas que fundamentam as propostas e práticas educacionais direcionadas para as crianças de zero a seis anos de idade. Ao focar este conjunto de temas temos a possibilidade de compreender parte da História da Educação Infantil no Brasil que nos revela que tanto as creches, jardins de infância ou escolas maternais, constituíram-se como instituições de cuidado e somente, posteriormente, como instituições de ensino. O presente artigo tem por objetivo realizar uma reflexão e, em certa medida, traçar a História das Instituições de Educação Infantil no Brasil, do final do século XIX até o final do século XX, procurando compreender o surgimento dos espaços destinado ao cuidado e a educação da criança pequena. Como procedimento teórico-metodológico adoto o uso de pesquisas bibliográficas com ênfase em autores que se ocupam em descrever e problematizar a História da Educação Infantil. Nesta perspectiva, buscamos compreender a origem das instituições de educação infantil, sejam eles educativos ou não-educativos, partindo do entendimento de infância, criança, das concepções pedagógicas que permeiam há séculos na História da Educação Mundial e Brasileira. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-02-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6685 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 11 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6685/5206 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
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Estudar a História das Instituições de Educação Infantil nos permite estabelecer relações com a história da infância e da criança, e compreender as concepções pedagógicas que fundamentam as propostas e práticas educacionais direcionadas para as crianças de zero a seis anos de idade. Ao focar este conjunto de temas temos a possibilidade de compreender parte da História da Educação Infantil no Brasil que nos revela que tanto as creches, jardins de infância ou escolas maternais, constituíram-se como instituições de cuidado e somente, posteriormente, como instituições de ensino. O presente artigo tem por objetivo realizar uma reflexão e, em certa medida, traçar a História das Instituições de Educação Infantil no Brasil, do final do século XIX até o final do século XX, procurando compreender o surgimento dos espaços destinado ao cuidado e a educação da criança pequena. Como procedimento teórico-metodológico adoto o uso de pesquisas bibliográficas com ênfase em autores que se ocupam em descrever e problematizar a História da Educação Infantil. Nesta perspectiva, buscamos compreender a origem das instituições de educação infantil, sejam eles educativos ou não-educativos, partindo do entendimento de infância, criança, das concepções pedagógicas que permeiam há séculos na História da Educação Mundial e Brasileira. |
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