HISTÓRIA ANTIGA E LIVROS DIDÁTICOS NO SÉCULO XXI: INOVAÇÕES E PERMANÊNCIAS

A presente pesquisa teve por objetivo analisar livros didáticos para Ensino Fundamental – Séries Finais – produzidos a partir do ano 2000 com o intuito de perceber a maneira como a História Antiga foi abordada, levando-se em conta que tais obras visavam estar em acordo com o PNLD (Plano Nacional do...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barnabé, Luis Ernesto
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Revista Alétheia
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/aletheia/article/view/6641
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Descrição
Resumo:A presente pesquisa teve por objetivo analisar livros didáticos para Ensino Fundamental – Séries Finais – produzidos a partir do ano 2000 com o intuito de perceber a maneira como a História Antiga foi abordada, levando-se em conta que tais obras visavam estar em acordo com o PNLD (Plano Nacional do Livro Didático). Foi possível perceber um grande esforço nesse sentido das obras, que apresentam inovações de abordagem e atualização bibliográfica, embora em alguns casos ainda se encontre a abordagem tradicional de narrativa política e heróis e/ou anacronismos ou informações superadas pelo debate historiográfico. Contudo, mais do que uma análise propriamente dita dos aspectos formais ou didáticos dos livros em questão, se esperava traçar um diagnóstico da apropriação de valores atribuídos à Antiguidade presentes na sociedade brasileira, uma vez que – ao considerarmos os livros didáticos como artefatos culturais que apresentam uma dinâmica própria de produção e circulação – ocorrem processos interativos entre autores, editoras, público leitor e Estado