TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

O presente artigo tem por objetivo resgatar os pressupostos fundamentais da teoria crítica na concepção da Dialética do Esclarecimento, enfatizando a abordagem da dialética da cultura sob o viés educativo. Sendo assim, essa abordagem da teoria crítica analisa a cultura como instrumento ideológico de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Baroni, Vivian, Dala Santa, Fernando
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6633
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-6633
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-66332015-02-12T17:49:42Z TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS Baroni, Vivian Dala Santa, Fernando O presente artigo tem por objetivo resgatar os pressupostos fundamentais da teoria crítica na concepção da Dialética do Esclarecimento, enfatizando a abordagem da dialética da cultura sob o viés educativo. Sendo assim, essa abordagem da teoria crítica analisa a cultura como instrumento ideológico de dominação, mas também enquanto possibilidade de libertação. É nesses termos que a abordagem da teoria crítica mostra-se relevante em um exame do panorama contemporâneo da educação. Os estudos culturais gestados pelos antigos membros da Escola de Frankfurt tornam-se revitalizados quando abordados sob o viés de uma pedagogia crítica, como o fez Giroux, orientando a pesquisa educacional através da crítica aos modelos de ensino tradicionais. Com efeito, em virtude da crítica contundente ao capitalismo aliada a uma abordagem histórico-dialética da realidade, a Teoria crítica torna-se apta a fundamentar uma análise dos fenômenos culturais e educacionais que tenha como horizonte tanto o caráter reprodutivista da educação quanto o seu potencial emancipatório.Palavras chave: Teoria crítica, racionalidade instrumental, educação, resistência. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-02-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6633 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 11 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6633/5200 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Baroni, Vivian
Dala Santa, Fernando
spellingShingle Baroni, Vivian
Dala Santa, Fernando
TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
author_facet Baroni, Vivian
Dala Santa, Fernando
author_sort Baroni, Vivian
title TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
title_short TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
title_full TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
title_fullStr TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
title_full_unstemmed TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
title_sort teoria crítica, cultura e educação: perspectivas contemporâneas
description O presente artigo tem por objetivo resgatar os pressupostos fundamentais da teoria crítica na concepção da Dialética do Esclarecimento, enfatizando a abordagem da dialética da cultura sob o viés educativo. Sendo assim, essa abordagem da teoria crítica analisa a cultura como instrumento ideológico de dominação, mas também enquanto possibilidade de libertação. É nesses termos que a abordagem da teoria crítica mostra-se relevante em um exame do panorama contemporâneo da educação. Os estudos culturais gestados pelos antigos membros da Escola de Frankfurt tornam-se revitalizados quando abordados sob o viés de uma pedagogia crítica, como o fez Giroux, orientando a pesquisa educacional através da crítica aos modelos de ensino tradicionais. Com efeito, em virtude da crítica contundente ao capitalismo aliada a uma abordagem histórico-dialética da realidade, a Teoria crítica torna-se apta a fundamentar uma análise dos fenômenos culturais e educacionais que tenha como horizonte tanto o caráter reprodutivista da educação quanto o seu potencial emancipatório.Palavras chave: Teoria crítica, racionalidade instrumental, educação, resistência.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6633
work_keys_str_mv AT baronivivian teoriacriticaculturaeeducacaoperspectivascontemporaneas
AT dalasantafernando teoriacriticaculturaeeducacaoperspectivascontemporaneas
_version_ 1766681687041769472