TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
O presente artigo tem por objetivo resgatar os pressupostos fundamentais da teoria crítica na concepção da Dialética do Esclarecimento, enfatizando a abordagem da dialética da cultura sob o viés educativo. Sendo assim, essa abordagem da teoria crítica analisa a cultura como instrumento ideológico de...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-66332015-02-12T17:49:42Z TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS Baroni, Vivian Dala Santa, Fernando O presente artigo tem por objetivo resgatar os pressupostos fundamentais da teoria crítica na concepção da Dialética do Esclarecimento, enfatizando a abordagem da dialética da cultura sob o viés educativo. Sendo assim, essa abordagem da teoria crítica analisa a cultura como instrumento ideológico de dominação, mas também enquanto possibilidade de libertação. É nesses termos que a abordagem da teoria crítica mostra-se relevante em um exame do panorama contemporâneo da educação. Os estudos culturais gestados pelos antigos membros da Escola de Frankfurt tornam-se revitalizados quando abordados sob o viés de uma pedagogia crítica, como o fez Giroux, orientando a pesquisa educacional através da crítica aos modelos de ensino tradicionais. Com efeito, em virtude da crítica contundente ao capitalismo aliada a uma abordagem histórico-dialética da realidade, a Teoria crítica torna-se apta a fundamentar uma análise dos fenômenos culturais e educacionais que tenha como horizonte tanto o caráter reprodutivista da educação quanto o seu potencial emancipatório.Palavras chave: Teoria crítica, racionalidade instrumental, educação, resistência. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-02-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6633 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 11 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6633/5200 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
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O presente artigo tem por objetivo resgatar os pressupostos fundamentais da teoria crítica na concepção da Dialética do Esclarecimento, enfatizando a abordagem da dialética da cultura sob o viés educativo. Sendo assim, essa abordagem da teoria crítica analisa a cultura como instrumento ideológico de dominação, mas também enquanto possibilidade de libertação. É nesses termos que a abordagem da teoria crítica mostra-se relevante em um exame do panorama contemporâneo da educação. Os estudos culturais gestados pelos antigos membros da Escola de Frankfurt tornam-se revitalizados quando abordados sob o viés de uma pedagogia crítica, como o fez Giroux, orientando a pesquisa educacional através da crítica aos modelos de ensino tradicionais. Com efeito, em virtude da crítica contundente ao capitalismo aliada a uma abordagem histórico-dialética da realidade, a Teoria crítica torna-se apta a fundamentar uma análise dos fenômenos culturais e educacionais que tenha como horizonte tanto o caráter reprodutivista da educação quanto o seu potencial emancipatório.Palavras chave: Teoria crítica, racionalidade instrumental, educação, resistência. |
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