OS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE TEÓRICA
o presente artigo tratar-se-á de analisar os documentos do MEC e dá-los uma interpretação a luz de pesquisadores da filosofia da Educação. A obrigatoriedade do ensino da disciplina de filosofia desde o ano de 2008 vem arregimentando a ideia da imprescindibilidade da mesma no Ensino Básico. Pensar a...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-65192015-02-12T17:49:42Z OS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE TEÓRICA Gomes dos Santos, Yvisson o presente artigo tratar-se-á de analisar os documentos do MEC e dá-los uma interpretação a luz de pesquisadores da filosofia da Educação. A obrigatoriedade do ensino da disciplina de filosofia desde o ano de 2008 vem arregimentando a ideia da imprescindibilidade da mesma no Ensino Básico. Pensar a filosofia é pensar as categorias da razão, da criticidade, da emancipação dos sujeitos da educação e, principalmente, da cidadania. Graças aos documentos do MEC serem visto como um avanço a referida disciplina no ensino médio, conclui-se que com a oficialização desses documentos oficiais a busca de autonomia do aluno e, seguramente, a efetivação do ato de pensar e questionar o mundo hodierno de forma filosófica ganharam respaldos legais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-02-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6519 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 11 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6519/5196 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
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o presente artigo tratar-se-á de analisar os documentos do MEC e dá-los uma interpretação a luz de pesquisadores da filosofia da Educação. A obrigatoriedade do ensino da disciplina de filosofia desde o ano de 2008 vem arregimentando a ideia da imprescindibilidade da mesma no Ensino Básico. Pensar a filosofia é pensar as categorias da razão, da criticidade, da emancipação dos sujeitos da educação e, principalmente, da cidadania. Graças aos documentos do MEC serem visto como um avanço a referida disciplina no ensino médio, conclui-se que com a oficialização desses documentos oficiais a busca de autonomia do aluno e, seguramente, a efetivação do ato de pensar e questionar o mundo hodierno de forma filosófica ganharam respaldos legais. |
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