A EDUCAÇÃO ENTENDIDA COMO CIVILIZAÇÃO: MEDIDAS INSTRUTIVAS REALIZADAS NO RIO DE JANEIRO DURANTE O PERÍODO JOANINO (1808-1821)
Este trabalho apresenta considerações sobre as medidas instrutivas ocorridas na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da permanência de D. João VI e da Corte Portuguesa no Brasil (1808-1821). Como objeto de investigação foram utilizados documentos do início do século XIX, os quais englobam os rela...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-65132015-02-12T17:49:42Z A EDUCAÇÃO ENTENDIDA COMO CIVILIZAÇÃO: MEDIDAS INSTRUTIVAS REALIZADAS NO RIO DE JANEIRO DURANTE O PERÍODO JOANINO (1808-1821) Oliveira, Anelise Este trabalho apresenta considerações sobre as medidas instrutivas ocorridas na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da permanência de D. João VI e da Corte Portuguesa no Brasil (1808-1821). Como objeto de investigação foram utilizados documentos do início do século XIX, os quais englobam os relatos de viajantes estrangeiros que estiveram no Brasil, o conjunto de leis sancionadas por D. João VI e os anúncios do periódico fluminense Gazeta do Rio de Janeiro. A análise dos documentos citados permite verificar que as medidas instrutivas adotadas tinham por finalidade, em grande parte, “civilizar” os modos e os costumes da camada dirigente fluminense, aperfeiçoando a formação moral e intelectual desse segmento da população. Assim, a política adotada pelo regente português no Brasil objetivou promover o distanciamento instrutivo da camada dirigente perante as demais. Os resultados indicam que o desenvolvimento das medidas instrutivas estava estritamente relacionado à concepção de civilização da época. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-02-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6513 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 11 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6513/5202 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
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Este trabalho apresenta considerações sobre as medidas instrutivas ocorridas na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da permanência de D. João VI e da Corte Portuguesa no Brasil (1808-1821). Como objeto de investigação foram utilizados documentos do início do século XIX, os quais englobam os relatos de viajantes estrangeiros que estiveram no Brasil, o conjunto de leis sancionadas por D. João VI e os anúncios do periódico fluminense Gazeta do Rio de Janeiro. A análise dos documentos citados permite verificar que as medidas instrutivas adotadas tinham por finalidade, em grande parte, “civilizar” os modos e os costumes da camada dirigente fluminense, aperfeiçoando a formação moral e intelectual desse segmento da população. Assim, a política adotada pelo regente português no Brasil objetivou promover o distanciamento instrutivo da camada dirigente perante as demais. Os resultados indicam que o desenvolvimento das medidas instrutivas estava estritamente relacionado à concepção de civilização da época. |
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