A EDUCAÇÃO ENTENDIDA COMO CIVILIZAÇÃO: MEDIDAS INSTRUTIVAS REALIZADAS NO RIO DE JANEIRO DURANTE O PERÍODO JOANINO (1808-1821)

Este trabalho apresenta considerações sobre as medidas instrutivas ocorridas na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da permanência de D. João VI e da Corte Portuguesa no Brasil (1808-1821). Como objeto de investigação foram utilizados documentos do início do século XIX, os quais englobam os rela...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Anelise
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6513
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho apresenta considerações sobre as medidas instrutivas ocorridas na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da permanência de D. João VI e da Corte Portuguesa no Brasil (1808-1821). Como objeto de investigação foram utilizados documentos do início do século XIX, os quais englobam os relatos de viajantes estrangeiros que estiveram no Brasil, o conjunto de leis sancionadas por D. João VI e os anúncios do periódico fluminense Gazeta do Rio de Janeiro. A análise dos documentos citados permite verificar que as medidas instrutivas adotadas tinham por finalidade, em grande parte, “civilizar” os modos e os costumes da camada dirigente fluminense, aperfeiçoando a formação moral e intelectual desse segmento da população. Assim, a política adotada pelo regente português no Brasil objetivou promover o distanciamento instrutivo da camada dirigente perante as demais. Os resultados indicam que o desenvolvimento das medidas instrutivas estava estritamente relacionado à concepção de civilização da época.