O Profissional da Informação e o Marketing Multinível
A presente pesquisa expõe farto referencial teórico sobre a sociedade da informação e do conhecimento, como também o marketing. Apresenta conceitos para a informação baseado nas teorias da informação e do conhecimento, enfocando a mensurabilidade da informação como resultado do descobrimento do BIT...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6503 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-6503 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-65032021-08-30T18:43:10Z O Profissional da Informação e o Marketing Multinível Oliveira, Francisco Gomes de A presente pesquisa expõe farto referencial teórico sobre a sociedade da informação e do conhecimento, como também o marketing. Apresenta conceitos para a informação baseado nas teorias da informação e do conhecimento, enfocando a mensurabilidade da informação como resultado do descobrimento do BIT e seus múltiplos e submúltiplos, fato este considerado propulsor da segunda revolução científica da produção intelectual humana, comparando-a com a descoberta do átomo. Destaca a importância e a responsabilidade dos profissionais da informação, os bibliotecários, nesse contexto da era da informação e do conhecimento. O objetivo principal é analisar como o marketing multinível pode auxiliar no alargamento do campo de atuação do profissional da informação. Dentro desse enfoque, traça um panorama sobre marketing, sua origem, conceito e aplicação, tomando como parâmetro as competências informacionais exigidas no marketing bibliotecário, bem como sua conceituação e análises de aplicações. Identifica as práticas do endomarketing nas unidades de informação, confrontando-as com os campos de atuação do profissional bibliotecário. Investiga as práticas do marketing multinível, apontando-o como ampliação do campo de atuação do profissional bibliotecário e, com isso, indicar a quebra de paradigma referente ao perfil ocupacional desses profissionais. Desse modo, discute a utilização das redes sociais como espaço para a aplicação do marketing multinível pelos bibliotecários, atuando na gestão informacional em redes de distribuição independentes na venda direta de produtos e serviços através do network marketing. Conclui com a afirmação de que há uma grande demanda por profissionais de todas as áreas do conhecimento humano, inclusive os profissionais da informação, para operar em empresas que adotam a filosofia e as técnicas do marketing multinível na distribuição interativa de seus produtos e serviços. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-01-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6503 Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 1 n. 1 (2014) 2447-0198 por https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6503/5042 Copyright (c) 2015 Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Oliveira, Francisco Gomes de |
spellingShingle |
Oliveira, Francisco Gomes de O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
author_facet |
Oliveira, Francisco Gomes de |
author_sort |
Oliveira, Francisco Gomes de |
title |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
title_short |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
title_full |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
title_fullStr |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
title_full_unstemmed |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
title_sort |
o profissional da informação e o marketing multinível |
description |
A presente pesquisa expõe farto referencial teórico sobre a sociedade da informação e do conhecimento, como também o marketing. Apresenta conceitos para a informação baseado nas teorias da informação e do conhecimento, enfocando a mensurabilidade da informação como resultado do descobrimento do BIT e seus múltiplos e submúltiplos, fato este considerado propulsor da segunda revolução científica da produção intelectual humana, comparando-a com a descoberta do átomo. Destaca a importância e a responsabilidade dos profissionais da informação, os bibliotecários, nesse contexto da era da informação e do conhecimento. O objetivo principal é analisar como o marketing multinível pode auxiliar no alargamento do campo de atuação do profissional da informação. Dentro desse enfoque, traça um panorama sobre marketing, sua origem, conceito e aplicação, tomando como parâmetro as competências informacionais exigidas no marketing bibliotecário, bem como sua conceituação e análises de aplicações. Identifica as práticas do endomarketing nas unidades de informação, confrontando-as com os campos de atuação do profissional bibliotecário. Investiga as práticas do marketing multinível, apontando-o como ampliação do campo de atuação do profissional bibliotecário e, com isso, indicar a quebra de paradigma referente ao perfil ocupacional desses profissionais. Desse modo, discute a utilização das redes sociais como espaço para a aplicação do marketing multinível pelos bibliotecários, atuando na gestão informacional em redes de distribuição independentes na venda direta de produtos e serviços através do network marketing. Conclui com a afirmação de que há uma grande demanda por profissionais de todas as áreas do conhecimento humano, inclusive os profissionais da informação, para operar em empresas que adotam a filosofia e as técnicas do marketing multinível na distribuição interativa de seus produtos e serviços. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6503 |
work_keys_str_mv |
AT oliveirafranciscogomesde oprofissionaldainformacaoeomarketingmultinivel |
_version_ |
1766683084998049792 |