Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas públicas: o caso da Biblioteca Municipal da Cidade de Parelhas-RN

Apresenta a educação como primordial para o ser humano tornar-se capaz de desenvolver seu intelecto, e a importância das Bibliotecas Públicas perante as contribuições de informação na sociedade em que a mesma esta inserida. Objetiva ilustrar a realidade das Bibliotecas Públicas de nosso país, quanto...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Alzimara da Fonseca Silva
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6497
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Descrição
Resumo:Apresenta a educação como primordial para o ser humano tornar-se capaz de desenvolver seu intelecto, e a importância das Bibliotecas Públicas perante as contribuições de informação na sociedade em que a mesma esta inserida. Objetiva ilustrar a realidade das Bibliotecas Públicas de nosso país, quanto ao seu processo de desenvolvimento de coleções. Enfoca o campo de estudo, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa, localizada no município de Parelhas-RN. Utiliza como método de avaliação, pesquisas realizadas através de questionários qualitativos e quantitativos, além de visitas e conversas com responsáveis pela Biblioteca Rui Barbosa. Esclarece os dados recolhidos através de uma analise da realidade vivida na Biblioteca Municipal Rui Barbosa. Relata a precariedade do acervo, e o descaso para com aquela Unidade de Informação quanto ao processo de aquisição de materiais, no qual a mesma sobrevive de doações, na maioria das vezes se tratam de livros didáticos ou totalmente desatualizados. Enfoca a necessidade de um profissional qualificado, para que se responsabilize pelo processo de atualização de acervo, tornando-o um objeto de satisfação e convite para o usuário. Conclui com a importância de uma Biblioteca Municipal para o desenvolvimento educacional da cidade. E ainda como o processo de desenvolvimento de coleções pode ser um divisor de águas para tornar o acervo desfalcado e atenção principal da biblioteca.