IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES
Ao falar sobre o projeto da Modernidade, nos esbarramos diretamente no tema da formação. Isso porque as características centrais que moveram tal projeto, sua visão de homem e de sociedade, incidiram reflexos no âmbito da educação, reflexos estes que deixaram vestígios até hoje, caros à contemporanei...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6461 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-6461 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-64612015-02-12T17:49:42Z IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES Barbosa, Renata Peres Ao falar sobre o projeto da Modernidade, nos esbarramos diretamente no tema da formação. Isso porque as características centrais que moveram tal projeto, sua visão de homem e de sociedade, incidiram reflexos no âmbito da educação, reflexos estes que deixaram vestígios até hoje, caros à contemporaneidade, ao esvaziarem e secundarizarem diversas dimensões humanas que não poderiam ser, de modo algum, esquecidas/negligenciadas. Desse modo, o tema da formação tem sido discutido a exaustão na contemporaneidade, na busca de compreender suas potencialidades, contradições e limitações. O presente texto tem como objetivo problematizar e refletir sobre tal debate, a partir de fragmentos de duas tradições que marcaram a filosofia da educação no século XX, a saber, os frankfurtianos Adorno e Horkheimer e Friedrich Nietzsche. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-02-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6461 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 11 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6461/5193 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Barbosa, Renata Peres |
spellingShingle |
Barbosa, Renata Peres IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES |
author_facet |
Barbosa, Renata Peres |
author_sort |
Barbosa, Renata Peres |
title |
IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES |
title_short |
IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES |
title_full |
IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES |
title_fullStr |
IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES |
title_full_unstemmed |
IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES |
title_sort |
impasses modernos e o debate sobre a formação: algumas problematizações |
description |
Ao falar sobre o projeto da Modernidade, nos esbarramos diretamente no tema da formação. Isso porque as características centrais que moveram tal projeto, sua visão de homem e de sociedade, incidiram reflexos no âmbito da educação, reflexos estes que deixaram vestígios até hoje, caros à contemporaneidade, ao esvaziarem e secundarizarem diversas dimensões humanas que não poderiam ser, de modo algum, esquecidas/negligenciadas. Desse modo, o tema da formação tem sido discutido a exaustão na contemporaneidade, na busca de compreender suas potencialidades, contradições e limitações. O presente texto tem como objetivo problematizar e refletir sobre tal debate, a partir de fragmentos de duas tradições que marcaram a filosofia da educação no século XX, a saber, os frankfurtianos Adorno e Horkheimer e Friedrich Nietzsche. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6461 |
work_keys_str_mv |
AT barbosarenataperes impassesmodernoseodebatesobreaformacaoalgumasproblematizacoes |
_version_ |
1766681685587394560 |