IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES

Ao falar sobre o projeto da Modernidade, nos esbarramos diretamente no tema da formação. Isso porque as características centrais que moveram tal projeto, sua visão de homem e de sociedade, incidiram reflexos no âmbito da educação, reflexos estes que deixaram vestígios até hoje, caros à contemporanei...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barbosa, Renata Peres
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6461
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-6461
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-64612015-02-12T17:49:42Z IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES Barbosa, Renata Peres Ao falar sobre o projeto da Modernidade, nos esbarramos diretamente no tema da formação. Isso porque as características centrais que moveram tal projeto, sua visão de homem e de sociedade, incidiram reflexos no âmbito da educação, reflexos estes que deixaram vestígios até hoje, caros à contemporaneidade, ao esvaziarem e secundarizarem diversas dimensões humanas que não poderiam ser, de modo algum, esquecidas/negligenciadas. Desse modo, o tema da formação tem sido discutido a exaustão na contemporaneidade, na busca de compreender suas potencialidades, contradições e limitações. O presente texto tem como objetivo problematizar e refletir sobre tal debate, a partir de fragmentos de duas tradições que marcaram a filosofia da educação no século XX, a saber, os frankfurtianos Adorno e Horkheimer e Friedrich Nietzsche.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-02-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6461 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 11 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6461/5193 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Barbosa, Renata Peres
spellingShingle Barbosa, Renata Peres
IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES
author_facet Barbosa, Renata Peres
author_sort Barbosa, Renata Peres
title IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES
title_short IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES
title_full IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES
title_fullStr IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES
title_full_unstemmed IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES
title_sort impasses modernos e o debate sobre a formação: algumas problematizações
description Ao falar sobre o projeto da Modernidade, nos esbarramos diretamente no tema da formação. Isso porque as características centrais que moveram tal projeto, sua visão de homem e de sociedade, incidiram reflexos no âmbito da educação, reflexos estes que deixaram vestígios até hoje, caros à contemporaneidade, ao esvaziarem e secundarizarem diversas dimensões humanas que não poderiam ser, de modo algum, esquecidas/negligenciadas. Desse modo, o tema da formação tem sido discutido a exaustão na contemporaneidade, na busca de compreender suas potencialidades, contradições e limitações. O presente texto tem como objetivo problematizar e refletir sobre tal debate, a partir de fragmentos de duas tradições que marcaram a filosofia da educação no século XX, a saber, os frankfurtianos Adorno e Horkheimer e Friedrich Nietzsche. 
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6461
work_keys_str_mv AT barbosarenataperes impassesmodernoseodebatesobreaformacaoalgumasproblematizacoes
_version_ 1766681685587394560