A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA

Este artigo está centrado no atual escopo epistemológico da filosofia, a denominada era digital. Trata-se não apenas do entendimento do mundo em que vivemos, mas buscar o mapeamento lógico, metalinguístico (metafísico) e psicológico que faz parte da primeira geração dos nativos digitais. A própria f...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: gava, gustavo luiz, Bastos, Cleverson Leite
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6349
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-6349
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-63492015-02-12T17:49:42Z A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA gava, gustavo luiz Bastos, Cleverson Leite Este artigo está centrado no atual escopo epistemológico da filosofia, a denominada era digital. Trata-se não apenas do entendimento do mundo em que vivemos, mas buscar o mapeamento lógico, metalinguístico (metafísico) e psicológico que faz parte da primeira geração dos nativos digitais. A própria filosofia encontra-se inserida para além de uma categoria propedêutica (como categorizava Aristóteles), percebe-se que o mundo exige uma peculiar compreensão da própria vida. Por isso, a emergência em pensar uma nova ontologia. Uma ontologia tecnológica? Esta será a total emancipação da geração de nativos digitais que nasceram na transição da revolução noética do Século XXI. Mediante essa elucidação, são buscadas inovações que justifiquem a razão de ser de tal investigação interdisciplinar na Filosofia, tais como as possíveis propostas que eclodem por meio da tecnologia da informação e da comunicação (TIC). Destarte, primeiramente, exigir-se-á refletir a filosofia como disciplina em EaD. Entende-se que esta é uma das principais transições para situar a filosofia, bem como outras disciplinas, no mundo virtual: o ensino online. E, a partir daí, possibilitar que o próprio discente inclua-a em seu campo mundano: do virtual cognitivo para o concreto objetivo. Uma engenharia reversa do conhecimento. Palavras-chave: Filosofia. Era digital. Ontologia tecnológica. Engenharia reversa do conhecimento. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-02-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6349 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 11 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6349/5195 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author gava, gustavo luiz
Bastos, Cleverson Leite
spellingShingle gava, gustavo luiz
Bastos, Cleverson Leite
A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
author_facet gava, gustavo luiz
Bastos, Cleverson Leite
author_sort gava, gustavo luiz
title A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
title_short A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
title_full A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
title_fullStr A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
title_sort disciplina de filosofia no modelo ead: limites, desafios e possibilidades da disciplina a distância
description Este artigo está centrado no atual escopo epistemológico da filosofia, a denominada era digital. Trata-se não apenas do entendimento do mundo em que vivemos, mas buscar o mapeamento lógico, metalinguístico (metafísico) e psicológico que faz parte da primeira geração dos nativos digitais. A própria filosofia encontra-se inserida para além de uma categoria propedêutica (como categorizava Aristóteles), percebe-se que o mundo exige uma peculiar compreensão da própria vida. Por isso, a emergência em pensar uma nova ontologia. Uma ontologia tecnológica? Esta será a total emancipação da geração de nativos digitais que nasceram na transição da revolução noética do Século XXI. Mediante essa elucidação, são buscadas inovações que justifiquem a razão de ser de tal investigação interdisciplinar na Filosofia, tais como as possíveis propostas que eclodem por meio da tecnologia da informação e da comunicação (TIC). Destarte, primeiramente, exigir-se-á refletir a filosofia como disciplina em EaD. Entende-se que esta é uma das principais transições para situar a filosofia, bem como outras disciplinas, no mundo virtual: o ensino online. E, a partir daí, possibilitar que o próprio discente inclua-a em seu campo mundano: do virtual cognitivo para o concreto objetivo. Uma engenharia reversa do conhecimento. Palavras-chave: Filosofia. Era digital. Ontologia tecnológica. Engenharia reversa do conhecimento.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6349
work_keys_str_mv AT gavagustavoluiz adisciplinadefilosofianomodeloeadlimitesdesafiosepossibilidadesdadisciplinaadistancia
AT bastoscleversonleite adisciplinadefilosofianomodeloeadlimitesdesafiosepossibilidadesdadisciplinaadistancia
AT gavagustavoluiz disciplinadefilosofianomodeloeadlimitesdesafiosepossibilidadesdadisciplinaadistancia
AT bastoscleversonleite disciplinadefilosofianomodeloeadlimitesdesafiosepossibilidadesdadisciplinaadistancia
_version_ 1766681683596148736