A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
Este artigo está centrado no atual escopo epistemológico da filosofia, a denominada era digital. Trata-se não apenas do entendimento do mundo em que vivemos, mas buscar o mapeamento lógico, metalinguístico (metafísico) e psicológico que faz parte da primeira geração dos nativos digitais. A própria f...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6349 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-6349 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-63492015-02-12T17:49:42Z A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA gava, gustavo luiz Bastos, Cleverson Leite Este artigo está centrado no atual escopo epistemológico da filosofia, a denominada era digital. Trata-se não apenas do entendimento do mundo em que vivemos, mas buscar o mapeamento lógico, metalinguístico (metafísico) e psicológico que faz parte da primeira geração dos nativos digitais. A própria filosofia encontra-se inserida para além de uma categoria propedêutica (como categorizava Aristóteles), percebe-se que o mundo exige uma peculiar compreensão da própria vida. Por isso, a emergência em pensar uma nova ontologia. Uma ontologia tecnológica? Esta será a total emancipação da geração de nativos digitais que nasceram na transição da revolução noética do Século XXI. Mediante essa elucidação, são buscadas inovações que justifiquem a razão de ser de tal investigação interdisciplinar na Filosofia, tais como as possíveis propostas que eclodem por meio da tecnologia da informação e da comunicação (TIC). Destarte, primeiramente, exigir-se-á refletir a filosofia como disciplina em EaD. Entende-se que esta é uma das principais transições para situar a filosofia, bem como outras disciplinas, no mundo virtual: o ensino online. E, a partir daí, possibilitar que o próprio discente inclua-a em seu campo mundano: do virtual cognitivo para o concreto objetivo. Uma engenharia reversa do conhecimento. Palavras-chave: Filosofia. Era digital. Ontologia tecnológica. Engenharia reversa do conhecimento. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-02-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6349 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 11 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6349/5195 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
gava, gustavo luiz Bastos, Cleverson Leite |
spellingShingle |
gava, gustavo luiz Bastos, Cleverson Leite A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA |
author_facet |
gava, gustavo luiz Bastos, Cleverson Leite |
author_sort |
gava, gustavo luiz |
title |
A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA |
title_short |
A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA |
title_full |
A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA |
title_sort |
disciplina de filosofia no modelo ead: limites, desafios e possibilidades da disciplina a distância |
description |
Este artigo está centrado no atual escopo epistemológico da filosofia, a denominada era digital. Trata-se não apenas do entendimento do mundo em que vivemos, mas buscar o mapeamento lógico, metalinguístico (metafísico) e psicológico que faz parte da primeira geração dos nativos digitais. A própria filosofia encontra-se inserida para além de uma categoria propedêutica (como categorizava Aristóteles), percebe-se que o mundo exige uma peculiar compreensão da própria vida. Por isso, a emergência em pensar uma nova ontologia. Uma ontologia tecnológica? Esta será a total emancipação da geração de nativos digitais que nasceram na transição da revolução noética do Século XXI. Mediante essa elucidação, são buscadas inovações que justifiquem a razão de ser de tal investigação interdisciplinar na Filosofia, tais como as possíveis propostas que eclodem por meio da tecnologia da informação e da comunicação (TIC). Destarte, primeiramente, exigir-se-á refletir a filosofia como disciplina em EaD. Entende-se que esta é uma das principais transições para situar a filosofia, bem como outras disciplinas, no mundo virtual: o ensino online. E, a partir daí, possibilitar que o próprio discente inclua-a em seu campo mundano: do virtual cognitivo para o concreto objetivo. Uma engenharia reversa do conhecimento. Palavras-chave: Filosofia. Era digital. Ontologia tecnológica. Engenharia reversa do conhecimento. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6349 |
work_keys_str_mv |
AT gavagustavoluiz adisciplinadefilosofianomodeloeadlimitesdesafiosepossibilidadesdadisciplinaadistancia AT bastoscleversonleite adisciplinadefilosofianomodeloeadlimitesdesafiosepossibilidadesdadisciplinaadistancia AT gavagustavoluiz disciplinadefilosofianomodeloeadlimitesdesafiosepossibilidadesdadisciplinaadistancia AT bastoscleversonleite disciplinadefilosofianomodeloeadlimitesdesafiosepossibilidadesdadisciplinaadistancia |
_version_ |
1766681683596148736 |