MARCELLO PERA E A RACIONALIDADE RETÓRICA DA CIÊNCIA
O debate acerca da racionalidade científica é um tema antigo, mas que ganhou atenção especial graças às pesquisas historiográficas que, a partir de meados do século XX, minaram nossa visão tradicional de ciência. Com efeito, a ideia segundo a qual o caráter racional da ciência depende de sua confor...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-62892015-01-31T21:33:18Z MARCELLO PERA E A RACIONALIDADE RETÓRICA DA CIÊNCIA da Silva, Adan John Gomes O debate acerca da racionalidade científica é um tema antigo, mas que ganhou atenção especial graças às pesquisas historiográficas que, a partir de meados do século XX, minaram nossa visão tradicional de ciência. Com efeito, a ideia segundo a qual o caráter racional da ciência depende de sua conformidade a um método preciso e universal foi abalada quando os historiadores constataram não haver tal método, o que levou alguns deles a concluir que, dada essa ausência, a ciência não poderia ser considerada um empreendimento totalmente racional. Dentro desse contexto, Marcello Pera oferece uma perspectiva que, ao mesmo tempo em que corrobora a falência do modelo metodológico, salva a ciência das consequências irracionalistas que lhe foram imputadas. Nesse sentido, ele propõe que rejeitemos a ideia segundo a qual a ciência só pode ser racional se for baseada num método preciso e universal, adotando em seu lugar aquela que vê na retórica – isto é, num conjunto de estratégias argumentativas e persuasivas – a responsável pela racionalidade dos debates científicos. Para isso é que ele empreende, após analisar uma série de casos históricos nos quais a perspectiva retórica mostra-se mais fecunda e esclarecedora do que a metodológica, um estudo minucioso a fim de descobrir e legitimar o tipo de lógica implícita nesses debates. O que pretendemos com este texto é apresentar as motivações, argumentos e exposições feitas por Pera em sua proposta de transferir a racionalidade científica da área do método para a área da retórica. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6289 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. esp. (2015): Saberes: Filosofia e Educação - I ENAFA e XXIV Semana de Filosofia da UFRN 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6289/5127 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
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O debate acerca da racionalidade científica é um tema antigo, mas que ganhou atenção especial graças às pesquisas historiográficas que, a partir de meados do século XX, minaram nossa visão tradicional de ciência. Com efeito, a ideia segundo a qual o caráter racional da ciência depende de sua conformidade a um método preciso e universal foi abalada quando os historiadores constataram não haver tal método, o que levou alguns deles a concluir que, dada essa ausência, a ciência não poderia ser considerada um empreendimento totalmente racional. Dentro desse contexto, Marcello Pera oferece uma perspectiva que, ao mesmo tempo em que corrobora a falência do modelo metodológico, salva a ciência das consequências irracionalistas que lhe foram imputadas. Nesse sentido, ele propõe que rejeitemos a ideia segundo a qual a ciência só pode ser racional se for baseada num método preciso e universal, adotando em seu lugar aquela que vê na retórica – isto é, num conjunto de estratégias argumentativas e persuasivas – a responsável pela racionalidade dos debates científicos. Para isso é que ele empreende, após analisar uma série de casos históricos nos quais a perspectiva retórica mostra-se mais fecunda e esclarecedora do que a metodológica, um estudo minucioso a fim de descobrir e legitimar o tipo de lógica implícita nesses debates. O que pretendemos com este texto é apresentar as motivações, argumentos e exposições feitas por Pera em sua proposta de transferir a racionalidade científica da área do método para a área da retórica. |
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