PÁGINA A PÁGINA E O SERTÃO SURGE ENVOLVENDO SEUS LEITORES NUMA REDE DE SIGNIFICAÇÕES: UMA LEITURA DE GUIMARÃES ROSA NO CURSO DE LETRAS

Discussão sobre o letramento literário no Ensino Superior visando a apresentar os resultados de uma investigação no âmbito do estudo da leitura do texto literário, por professores em formação inicial. Para isso, realizou-se uma análise de Diários de Leitura (DL) produzidos em Ambiente Virtual / Plat...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fonseca, Vilma Nunes da Silva
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6242
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Descrição
Resumo:Discussão sobre o letramento literário no Ensino Superior visando a apresentar os resultados de uma investigação no âmbito do estudo da leitura do texto literário, por professores em formação inicial. Para isso, realizou-se uma análise de Diários de Leitura (DL) produzidos em Ambiente Virtual / Plataforma de Aprendizagem Moodle / UFT, durante a leitura de Grande Sertão: Veredas – GSV (2001). Os DL foram sugeridos com o propósito de registrar a apropriação do texto, o entrelaçamento entre o real e o imaginário na formação da percepção estética a partir da projeção e expectativa do leitor na receptividade da obra. Através dos DL, percebeu-se o impacto da leitura de GSV na educação literária dos acadêmicos. O objetivo da experiência didática foi debater o efeito e a recepção do romance GSV, em uma comunidade de leitores situada, sob o olhar da Estética da Recepção. Todos os acadêmicos relataram sentir dificuldades no tocante à compreensão do romance. O emaranhado de seres, as histórias repicadas e a linguagem peculiar de Guimarães Rosa, dotada de neologismos e variado léxico etc; todo esse conjunto de fatores, somados à falta de familiaridade com uma obra literária de leitura mais densa, culminaram por suscitar o desejo de abandono do texto, de acordo com alguns relatos. Os obstáculos durante a leitura puderam: confirmar as posições positivas e negativas acerca da narrativa, modificar os pontos de vista em movimento, ampliar a cosmovisão do leitor, provocar deslocamentos no tempo e no espaço, etc.Vilma Nunes da Silva Fonseca é docente da Licenciatura em Letras, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Araguaína, membro dos Grupos de Pesquisa “Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados” - PLES (UFT/CNPq) e  “Sistêmica através das Línguas” - SAL (PUC/SP).