INVENTANDO O INIMIGO: O DISCURSO SOBRE OS CÁTAROS NA “HISTORIA ALBIGENSIS” DE PEDRO DE VAUX-DE-CERNAY COMO ESTRATÉGIA DE UMA CONDIÇÃO CLERICAL (1198-1218)

O trabalho com heréticos provém de fontes discursivas, produzida pela Igreja Cristã Católica cujo objetivo seria demonstrar imagens de grupos contestatórios e refratários a ela. Porém, ao analisarmos e compararmos esses dis...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, André Marinho de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Revista Alétheia
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/aletheia/article/view/6185
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-6185
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-61852014-10-31T16:20:00Z INVENTANDO O INIMIGO: O DISCURSO SOBRE OS CÁTAROS NA “HISTORIA ALBIGENSIS” DE PEDRO DE VAUX-DE-CERNAY COMO ESTRATÉGIA DE UMA CONDIÇÃO CLERICAL (1198-1218) Oliveira, André Marinho de O trabalho com heréticos provém de fontes discursivas, produzida pela Igreja Cristã Católica cujo objetivo seria demonstrar imagens de grupos contestatórios e refratários a ela. Porém, ao analisarmos e compararmos esses discursos percebemos que há um prisma ideológico cristão, refletindo então sujeitos produzidos para incrementar o idealismo e ritualismo papal. Eles foram escritos para que o grupo herético fosse considerado os “maus” enquanto o grupo cristão defendesse o grupo dos “bons”. Com a linearidade das fontes, conseguimos enxergar as características dos concílios que norteiam os moldes heréticos no grupo cátaro de Languedoc. A analise da fonte de Pedro Vaux-de-Cernay com os vários tratados feitos anteriormente permitiu-nos concluir que ao trabalhar o objeto histórico “herético” ou “heresias” não estamos possibilitados a explanar de uma forma direta, negando o prisma produzido na fonte. Revista Alétheia 2013-08-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/aletheia/article/view/6185 Revista Alétheia; v. 9 n. 1 (2014); 70-91 1983-2087 1983-2087 por https://periodicos.ufrn.br/aletheia/article/view/6185/4896 Copyright (c) 2014 Revista Alétheia
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Oliveira, André Marinho de
spellingShingle Oliveira, André Marinho de
INVENTANDO O INIMIGO: O DISCURSO SOBRE OS CÁTAROS NA “HISTORIA ALBIGENSIS” DE PEDRO DE VAUX-DE-CERNAY COMO ESTRATÉGIA DE UMA CONDIÇÃO CLERICAL (1198-1218)
author_facet Oliveira, André Marinho de
author_sort Oliveira, André Marinho de
title INVENTANDO O INIMIGO: O DISCURSO SOBRE OS CÁTAROS NA “HISTORIA ALBIGENSIS” DE PEDRO DE VAUX-DE-CERNAY COMO ESTRATÉGIA DE UMA CONDIÇÃO CLERICAL (1198-1218)
title_short INVENTANDO O INIMIGO: O DISCURSO SOBRE OS CÁTAROS NA “HISTORIA ALBIGENSIS” DE PEDRO DE VAUX-DE-CERNAY COMO ESTRATÉGIA DE UMA CONDIÇÃO CLERICAL (1198-1218)
title_full INVENTANDO O INIMIGO: O DISCURSO SOBRE OS CÁTAROS NA “HISTORIA ALBIGENSIS” DE PEDRO DE VAUX-DE-CERNAY COMO ESTRATÉGIA DE UMA CONDIÇÃO CLERICAL (1198-1218)
title_fullStr INVENTANDO O INIMIGO: O DISCURSO SOBRE OS CÁTAROS NA “HISTORIA ALBIGENSIS” DE PEDRO DE VAUX-DE-CERNAY COMO ESTRATÉGIA DE UMA CONDIÇÃO CLERICAL (1198-1218)
title_full_unstemmed INVENTANDO O INIMIGO: O DISCURSO SOBRE OS CÁTAROS NA “HISTORIA ALBIGENSIS” DE PEDRO DE VAUX-DE-CERNAY COMO ESTRATÉGIA DE UMA CONDIÇÃO CLERICAL (1198-1218)
title_sort inventando o inimigo: o discurso sobre os cátaros na “historia albigensis” de pedro de vaux-de-cernay como estratégia de uma condição clerical (1198-1218)
description O trabalho com heréticos provém de fontes discursivas, produzida pela Igreja Cristã Católica cujo objetivo seria demonstrar imagens de grupos contestatórios e refratários a ela. Porém, ao analisarmos e compararmos esses discursos percebemos que há um prisma ideológico cristão, refletindo então sujeitos produzidos para incrementar o idealismo e ritualismo papal. Eles foram escritos para que o grupo herético fosse considerado os “maus” enquanto o grupo cristão defendesse o grupo dos “bons”. Com a linearidade das fontes, conseguimos enxergar as características dos concílios que norteiam os moldes heréticos no grupo cátaro de Languedoc. A analise da fonte de Pedro Vaux-de-Cernay com os vários tratados feitos anteriormente permitiu-nos concluir que ao trabalhar o objeto histórico “herético” ou “heresias” não estamos possibilitados a explanar de uma forma direta, negando o prisma produzido na fonte.
publisher Revista Alétheia
publishDate 2013
url https://periodicos.ufrn.br/aletheia/article/view/6185
work_keys_str_mv AT oliveiraandremarinhode inventandooinimigoodiscursosobreoscatarosnahistoriaalbigensisdepedrodevauxdecernaycomoestrategiadeumacondicaoclerical11981218
_version_ 1766683103710937088