O QUE HÁ DE ERRADO COM A LIBERDADE POSITIVA?
O texto reconstrói o argumento de Taylor, segundo o qual a definição negativa de liberdade como ausência de impedimentos não conhece dos obstáculos internos à liberdade. Segundo ele, o reconhecimento de impedimentos internos é fundamental caso se quiser considerar como relevante o valor da autorreal...
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EDUFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-60102017-05-19T18:27:52Z O QUE HÁ DE ERRADO COM A LIBERDADE POSITIVA? Dutra, Delamar José Volpato Liberdade positiva Liberdade negativa Hobbes Taylor Berlin O texto reconstrói o argumento de Taylor, segundo o qual a definição negativa de liberdade como ausência de impedimentos não conhece dos obstáculos internos à liberdade. Segundo ele, o reconhecimento de impedimentos internos é fundamental caso se quiser considerar como relevante o valor da autorrealização, o qual se constitui, deveras, em um valor fundamental do próprio liberalismo. Desse modo, ainda segundo Taylor, verifica-se uma inconsistência na posição liberal que aceita a liberdade negativa e ao mesmo tempo se mostra comprometida com o valor da autorrealização. Tentar-se-á demonstrar, no presente estudo, que a proposta de Taylor de tratamento da liberdade positiva conduz justamente aos problemas apontados por Berlin em relação à mesma. EDUFRN 2014-10-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/6010 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 21 n. 35 (2014): Princípios: Revista de Filosofia; 311-327 1983-2109 0104-8694 por https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/6010/4771 Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) |
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O texto reconstrói o argumento de Taylor, segundo o qual a definição negativa de liberdade como ausência de impedimentos não conhece dos obstáculos internos à liberdade. Segundo ele, o reconhecimento de impedimentos internos é fundamental caso se quiser considerar como relevante o valor da autorrealização, o qual se constitui, deveras, em um valor fundamental do próprio liberalismo. Desse modo, ainda segundo Taylor, verifica-se uma inconsistência na posição liberal que aceita a liberdade negativa e ao mesmo tempo se mostra comprometida com o valor da autorrealização. Tentar-se-á demonstrar, no presente estudo, que a proposta de Taylor de tratamento da liberdade positiva conduz justamente aos problemas apontados por Berlin em relação à mesma. |
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