A ESPACIALIDADE DO SER EM SUA ESCRITA E LEITURA

O debate a respeito da diferença ontológica acompanha o escopo filosófico ao longo dos séculos intermitentemente, ora voltando seu foco para a unificação do sentido do ordenamento universal (cosmos) ou para supremacia da causalidade nesta totalidade (caos). Em outros momentos discute-se a capacidade...

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Autor principal: Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-59992015-02-12T17:49:42Z A ESPACIALIDADE DO SER EM SUA ESCRITA E LEITURA Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de O debate a respeito da diferença ontológica acompanha o escopo filosófico ao longo dos séculos intermitentemente, ora voltando seu foco para a unificação do sentido do ordenamento universal (cosmos) ou para supremacia da causalidade nesta totalidade (caos). Em outros momentos discute-se a capacidade ou possiblidade de esclarecimento do ente portador da abertura ontológica, o ser humano, para a compreensão do Ser – com a sua capacidade de linguagem e comunicação como protagonista em tal processo – , pelo fato deste estar localizado na fenda onto-ontológica que lhe fornece ferramentas possíveis não só para a compreensão do mundo, mas também para sua criação, modificação, destruição ou reificação. Deste modo podemos transportar esta ala da discussão ao cerne geográfico, quando se coloca em pauta a espacialidade do Ser, tendo como ponto de partida o ser humano em escrita (geo-grafar) do mundo e potencial leitura desta mundaneidade. No entanto, de que modo podemos transpor o escopo onto-ontológico ao âmbito geográfico, ou seja, literalmente, elencando os caminhos para o ensinamento desta escrita consciente e leitura do mundo? Estas as principais vertentes nas quais o presente ensaio irá se pautar a fim de contribuir com a discussão proposta.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-02-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5999 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 11 (2015): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5999/5207 Copyright (c) 2015 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
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