Instituições de acolhimento e seu potencial educativo

São apresentados os resultados de dois estudos envolvendo pedagogos e instituiçõesde acolhimento. O primeiro, um estudo de caso de uma criança abrigada,conduzido por uma pedagoga, permitiu vislumbrar o conceito de família formulado pelacriança. O segundo, um estudo de levantamento, visou identificar...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Andrioli, Aline, Löhr, Suzane Schmidlin
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5910
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Descrição
Resumo:São apresentados os resultados de dois estudos envolvendo pedagogos e instituiçõesde acolhimento. O primeiro, um estudo de caso de uma criança abrigada,conduzido por uma pedagoga, permitiu vislumbrar o conceito de família formulado pelacriança. O segundo, um estudo de levantamento, visou identificar, em três cidades dediferentes Estados brasileiros, instituições de acolhimento que tinham pedagogos nelasatuando. O levantamento ocorreu entre 2013 e 2014 e constatou que, das 72 instituiçõesidentificadas, somente 15 contavam com pedagogos atuantes. Se instituições deacolhimento têm papel educativo, reflete-se sobre o número reduzido de pedagogos porelas contratados.