Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB

Este estudo investigou o enunciado da EJA no Curso de Pedagogia da UFPB.Tendo em vista que a Análise Arqueológica do Discurso foi utilizada como abordagem, odiscurso foi investigado como uma série de signos apoiados em uma formação discursiva(FOUCAULT, 2008). O Projeto Político-pedagógico do Curso (...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alcantara, Marcos Angelus Miranda de, Carlos, Erenildo João
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5908
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-5908
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-59082019-10-23T20:51:07Z Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB Alcantara, Marcos Angelus Miranda de Carlos, Erenildo João Educação de jovens e adultos. Curso de Pedagogia. Análise arqueológica do discurso. Este estudo investigou o enunciado da EJA no Curso de Pedagogia da UFPB.Tendo em vista que a Análise Arqueológica do Discurso foi utilizada como abordagem, odiscurso foi investigado como uma série de signos apoiados em uma formação discursiva(FOUCAULT, 2008). O Projeto Político-pedagógico do Curso (UFPB, 2006) foi o corpusempírico. Os resultados apontam três séries enunciativas: direito à educação, saberese sujeitos. A primeira mobiliza o signo da institucionalidade; a segunda aponta para ocampo epistêmico; a última evidencia a formação e a atuação do pedagogo. Portanto,este estudo explica de que modo a EJA se constitui como um campo do saber na formaçãodo pedagogo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5908 Revista Educação em Questão; v. 49 n. 35 (2014): maio/ago. 2014; 153-179 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2014v49n35 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5908/4711
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
Carlos, Erenildo João
spellingShingle Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
Carlos, Erenildo João
Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB
author_facet Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
Carlos, Erenildo João
author_sort Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
title Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB
title_short Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB
title_full Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB
title_fullStr Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB
title_full_unstemmed Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB
title_sort funções enunciativas do discurso sobre a educação de jovens e adultos (eja) no curso de pedagogia da ufpb
description Este estudo investigou o enunciado da EJA no Curso de Pedagogia da UFPB.Tendo em vista que a Análise Arqueológica do Discurso foi utilizada como abordagem, odiscurso foi investigado como uma série de signos apoiados em uma formação discursiva(FOUCAULT, 2008). O Projeto Político-pedagógico do Curso (UFPB, 2006) foi o corpusempírico. Os resultados apontam três séries enunciativas: direito à educação, saberese sujeitos. A primeira mobiliza o signo da institucionalidade; a segunda aponta para ocampo epistêmico; a última evidencia a formação e a atuação do pedagogo. Portanto,este estudo explica de que modo a EJA se constitui como um campo do saber na formaçãodo pedagogo.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2014
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5908
work_keys_str_mv AT alcantaramarcosangelusmirandade funcoesenunciativasdodiscursosobreaeducacaodejovenseadultosejanocursodepedagogiadaufpb
AT carloserenildojoao funcoesenunciativasdodiscursosobreaeducacaodejovenseadultosejanocursodepedagogiadaufpb
_version_ 1766682646099787776