Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB
Este estudo investigou o enunciado da EJA no Curso de Pedagogia da UFPB.Tendo em vista que a Análise Arqueológica do Discurso foi utilizada como abordagem, odiscurso foi investigado como uma série de signos apoiados em uma formação discursiva(FOUCAULT, 2008). O Projeto Político-pedagógico do Curso (...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5908 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-5908 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-59082019-10-23T20:51:07Z Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB Alcantara, Marcos Angelus Miranda de Carlos, Erenildo João Educação de jovens e adultos. Curso de Pedagogia. Análise arqueológica do discurso. Este estudo investigou o enunciado da EJA no Curso de Pedagogia da UFPB.Tendo em vista que a Análise Arqueológica do Discurso foi utilizada como abordagem, odiscurso foi investigado como uma série de signos apoiados em uma formação discursiva(FOUCAULT, 2008). O Projeto Político-pedagógico do Curso (UFPB, 2006) foi o corpusempírico. Os resultados apontam três séries enunciativas: direito à educação, saberese sujeitos. A primeira mobiliza o signo da institucionalidade; a segunda aponta para ocampo epistêmico; a última evidencia a formação e a atuação do pedagogo. Portanto,este estudo explica de que modo a EJA se constitui como um campo do saber na formaçãodo pedagogo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5908 Revista Educação em Questão; v. 49 n. 35 (2014): maio/ago. 2014; 153-179 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2014v49n35 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5908/4711 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Alcantara, Marcos Angelus Miranda de Carlos, Erenildo João |
spellingShingle |
Alcantara, Marcos Angelus Miranda de Carlos, Erenildo João Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB |
author_facet |
Alcantara, Marcos Angelus Miranda de Carlos, Erenildo João |
author_sort |
Alcantara, Marcos Angelus Miranda de |
title |
Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB |
title_short |
Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB |
title_full |
Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB |
title_fullStr |
Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB |
title_full_unstemmed |
Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB |
title_sort |
funções enunciativas do discurso sobre a educação de jovens e adultos (eja) no curso de pedagogia da ufpb |
description |
Este estudo investigou o enunciado da EJA no Curso de Pedagogia da UFPB.Tendo em vista que a Análise Arqueológica do Discurso foi utilizada como abordagem, odiscurso foi investigado como uma série de signos apoiados em uma formação discursiva(FOUCAULT, 2008). O Projeto Político-pedagógico do Curso (UFPB, 2006) foi o corpusempírico. Os resultados apontam três séries enunciativas: direito à educação, saberese sujeitos. A primeira mobiliza o signo da institucionalidade; a segunda aponta para ocampo epistêmico; a última evidencia a formação e a atuação do pedagogo. Portanto,este estudo explica de que modo a EJA se constitui como um campo do saber na formaçãodo pedagogo. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2014 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5908 |
work_keys_str_mv |
AT alcantaramarcosangelusmirandade funcoesenunciativasdodiscursosobreaeducacaodejovenseadultosejanocursodepedagogiadaufpb AT carloserenildojoao funcoesenunciativasdodiscursosobreaeducacaodejovenseadultosejanocursodepedagogiadaufpb |
_version_ |
1766682646099787776 |