Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB

Este estudo investigou o enunciado da EJA no Curso de Pedagogia da UFPB.Tendo em vista que a Análise Arqueológica do Discurso foi utilizada como abordagem, odiscurso foi investigado como uma série de signos apoiados em uma formação discursiva(FOUCAULT, 2008). O Projeto Político-pedagógico do Curso (...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alcantara, Marcos Angelus Miranda de, Carlos, Erenildo João
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5908
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Descrição
Resumo:Este estudo investigou o enunciado da EJA no Curso de Pedagogia da UFPB.Tendo em vista que a Análise Arqueológica do Discurso foi utilizada como abordagem, odiscurso foi investigado como uma série de signos apoiados em uma formação discursiva(FOUCAULT, 2008). O Projeto Político-pedagógico do Curso (UFPB, 2006) foi o corpusempírico. Os resultados apontam três séries enunciativas: direito à educação, saberese sujeitos. A primeira mobiliza o signo da institucionalidade; a segunda aponta para ocampo epistêmico; a última evidencia a formação e a atuação do pedagogo. Portanto,este estudo explica de que modo a EJA se constitui como um campo do saber na formaçãodo pedagogo.