A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro
Este artigo analisa registros escritos apresentados por (futuros) professores, emuma experiência com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemáticaatravés da Resolução de Problemas. Ao resolverem um problema sobre o volume de cilindro,partiram da construção com folhas de papel, estimar...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5907 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-5907 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-59072019-10-23T20:51:09Z A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro Costa, Manoel dos Santos Allevato, Norma Suely Gomes Formação de professores. Resolução de problemas. Leitura e escrita. Este artigo analisa registros escritos apresentados por (futuros) professores, emuma experiência com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemáticaatravés da Resolução de Problemas. Ao resolverem um problema sobre o volume de cilindro,partiram da construção com folhas de papel, estimaram os volumes e resolveram porescrito. Após discussão das resoluções, formalizou-se o conceito matemático construído.Tal experiência fundamentou a presente pesquisa, de natureza qualitativa e realizada porobservação participante e análise documental. Constatou-se a necessidade de explorara escrita com professores em formação, para que também o façam com seus (futuros)alunos de Matemática, através da resolução de problemas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5907 Revista Educação em Questão; v. 49 n. 35 (2014): maio/ago. 2014; 127-152 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2014v49n35 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5907/4710 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Costa, Manoel dos Santos Allevato, Norma Suely Gomes |
spellingShingle |
Costa, Manoel dos Santos Allevato, Norma Suely Gomes A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro |
author_facet |
Costa, Manoel dos Santos Allevato, Norma Suely Gomes |
author_sort |
Costa, Manoel dos Santos |
title |
A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro |
title_short |
A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro |
title_full |
A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro |
title_fullStr |
A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro |
title_full_unstemmed |
A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro |
title_sort |
escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro |
description |
Este artigo analisa registros escritos apresentados por (futuros) professores, emuma experiência com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemáticaatravés da Resolução de Problemas. Ao resolverem um problema sobre o volume de cilindro,partiram da construção com folhas de papel, estimaram os volumes e resolveram porescrito. Após discussão das resoluções, formalizou-se o conceito matemático construído.Tal experiência fundamentou a presente pesquisa, de natureza qualitativa e realizada porobservação participante e análise documental. Constatou-se a necessidade de explorara escrita com professores em formação, para que também o façam com seus (futuros)alunos de Matemática, através da resolução de problemas. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2014 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5907 |
work_keys_str_mv |
AT costamanoeldossantos aescritadefuturosprofessoresdematematicanaresolucaodeumproblemasobreovolumedocilindro AT allevatonormasuelygomes aescritadefuturosprofessoresdematematicanaresolucaodeumproblemasobreovolumedocilindro AT costamanoeldossantos escritadefuturosprofessoresdematematicanaresolucaodeumproblemasobreovolumedocilindro AT allevatonormasuelygomes escritadefuturosprofessoresdematematicanaresolucaodeumproblemasobreovolumedocilindro |
_version_ |
1766682645906849792 |