A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro

Este artigo analisa registros escritos apresentados por (futuros) professores, emuma experiência com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemáticaatravés da Resolução de Problemas. Ao resolverem um problema sobre o volume de cilindro,partiram da construção com folhas de papel, estimar...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Manoel dos Santos, Allevato, Norma Suely Gomes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5907
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este artigo analisa registros escritos apresentados por (futuros) professores, emuma experiência com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemáticaatravés da Resolução de Problemas. Ao resolverem um problema sobre o volume de cilindro,partiram da construção com folhas de papel, estimaram os volumes e resolveram porescrito. Após discussão das resoluções, formalizou-se o conceito matemático construído.Tal experiência fundamentou a presente pesquisa, de natureza qualitativa e realizada porobservação participante e análise documental. Constatou-se a necessidade de explorara escrita com professores em formação, para que também o façam com seus (futuros)alunos de Matemática, através da resolução de problemas.