Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas
Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de ensino de leitura e escritade duas professoras que participavam do Programa Alfa e Beto e como essas práticasse relacionavam ou não com a proposta do Programa. Utilizamos, como procedimentosmetodológicos, a observação participante e a entrevista...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5906 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-5906 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-59062019-10-23T20:51:12Z Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas Silva, Alexsandro da Programa Alfa e Beto. Alfabetização. Práticas cotidianas. Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de ensino de leitura e escritade duas professoras que participavam do Programa Alfa e Beto e como essas práticasse relacionavam ou não com a proposta do Programa. Utilizamos, como procedimentosmetodológicos, a observação participante e a entrevista semiestruturada, cujos dadosforam analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que,apesar de as práticas das professoras serem organizadas em torno do livro didático doPrograma, elas (re)inventavam em seu cotidiano outras maneiras de fazer e acrescentavamoutras propostas e materiais que não correspondiam às prescrições a que estavamsubmetidas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5906 Revista Educação em Questão; v. 49 n. 35 (2014): maio/ago. 2014; 99-126 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2014v49n35 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5906/4709 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Silva, Alexsandro da |
spellingShingle |
Silva, Alexsandro da Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas |
author_facet |
Silva, Alexsandro da |
author_sort |
Silva, Alexsandro da |
title |
Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas |
title_short |
Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas |
title_full |
Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas |
title_fullStr |
Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas |
title_full_unstemmed |
Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas |
title_sort |
práticas de ensino de leitura e escrita no programa alfa e beto: entre estratégias e táticas |
description |
Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de ensino de leitura e escritade duas professoras que participavam do Programa Alfa e Beto e como essas práticasse relacionavam ou não com a proposta do Programa. Utilizamos, como procedimentosmetodológicos, a observação participante e a entrevista semiestruturada, cujos dadosforam analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que,apesar de as práticas das professoras serem organizadas em torno do livro didático doPrograma, elas (re)inventavam em seu cotidiano outras maneiras de fazer e acrescentavamoutras propostas e materiais que não correspondiam às prescrições a que estavamsubmetidas. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2014 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5906 |
work_keys_str_mv |
AT silvaalexsandroda praticasdeensinodeleituraeescritanoprogramaalfaebetoentreestrategiasetaticas |
_version_ |
1766682645711814656 |