Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas

Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de ensino de leitura e escritade duas professoras que participavam do Programa Alfa e Beto e como essas práticasse relacionavam ou não com a proposta do Programa. Utilizamos, como procedimentosmetodológicos, a observação participante e a entrevista...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Alexsandro da
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5906
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-5906
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-59062019-10-23T20:51:12Z Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas Silva, Alexsandro da Programa Alfa e Beto. Alfabetização. Práticas cotidianas. Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de ensino de leitura e escritade duas professoras que participavam do Programa Alfa e Beto e como essas práticasse relacionavam ou não com a proposta do Programa. Utilizamos, como procedimentosmetodológicos, a observação participante e a entrevista semiestruturada, cujos dadosforam analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que,apesar de as práticas das professoras serem organizadas em torno do livro didático doPrograma, elas (re)inventavam em seu cotidiano outras maneiras de fazer e acrescentavamoutras propostas e materiais que não correspondiam às prescrições a que estavamsubmetidas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5906 Revista Educação em Questão; v. 49 n. 35 (2014): maio/ago. 2014; 99-126 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2014v49n35 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5906/4709
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva, Alexsandro da
spellingShingle Silva, Alexsandro da
Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas
author_facet Silva, Alexsandro da
author_sort Silva, Alexsandro da
title Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas
title_short Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas
title_full Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas
title_fullStr Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas
title_full_unstemmed Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas
title_sort práticas de ensino de leitura e escrita no programa alfa e beto: entre estratégias e táticas
description Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de ensino de leitura e escritade duas professoras que participavam do Programa Alfa e Beto e como essas práticasse relacionavam ou não com a proposta do Programa. Utilizamos, como procedimentosmetodológicos, a observação participante e a entrevista semiestruturada, cujos dadosforam analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que,apesar de as práticas das professoras serem organizadas em torno do livro didático doPrograma, elas (re)inventavam em seu cotidiano outras maneiras de fazer e acrescentavamoutras propostas e materiais que não correspondiam às prescrições a que estavamsubmetidas.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2014
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5906
work_keys_str_mv AT silvaalexsandroda praticasdeensinodeleituraeescritanoprogramaalfaebetoentreestrategiasetaticas
_version_ 1766682645711814656