A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico

Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensãoda didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,três cenas que recuperam a história da educação especial e a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Haas, Clarissa, Tezzari, Mauren
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5905
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-5905
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-59052019-10-23T20:51:14Z A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico Haas, Clarissa Tezzari, Mauren Didática. Phillipe Meirieu. Inclusão escolar. Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensãoda didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,três cenas que recuperam a história da educação especial e atualizam as contribuiçõespedagógicas desenvolvidas por Jean Itard envolvendo a aposta na educabilidade dooutro e a compreensão contemporânea dos processos escolares inclusivos. Defende-seque uma abordagem inovadora da didática requer investimento na conduta pedagógicadocente, por meio da emergência da necessidade de critérios explicativos das redes desaberes-fazeres que compõem os cotidianos escolares. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5905 Revista Educação em Questão; v. 49 n. 35 (2014): maio/ago. 2014; 75-98 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2014v49n35 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5905/4708
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Haas, Clarissa
Tezzari, Mauren
spellingShingle Haas, Clarissa
Tezzari, Mauren
A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico
author_facet Haas, Clarissa
Tezzari, Mauren
author_sort Haas, Clarissa
title A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico
title_short A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico
title_full A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico
title_fullStr A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico
title_full_unstemmed A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico
title_sort didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico
description Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensãoda didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,três cenas que recuperam a história da educação especial e atualizam as contribuiçõespedagógicas desenvolvidas por Jean Itard envolvendo a aposta na educabilidade dooutro e a compreensão contemporânea dos processos escolares inclusivos. Defende-seque uma abordagem inovadora da didática requer investimento na conduta pedagógicadocente, por meio da emergência da necessidade de critérios explicativos das redes desaberes-fazeres que compõem os cotidianos escolares.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2014
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5905
work_keys_str_mv AT haasclarissa adidaticanosprocessosescolaresinclusivosentrelacesdamemoriaedomomentopedagogico
AT tezzarimauren adidaticanosprocessosescolaresinclusivosentrelacesdamemoriaedomomentopedagogico
AT haasclarissa didaticanosprocessosescolaresinclusivosentrelacesdamemoriaedomomentopedagogico
AT tezzarimauren didaticanosprocessosescolaresinclusivosentrelacesdamemoriaedomomentopedagogico
_version_ 1766682645508390912