A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico
Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensãoda didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,três cenas que recuperam a história da educação especial e a...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5905 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-5905 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-59052019-10-23T20:51:14Z A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico Haas, Clarissa Tezzari, Mauren Didática. Phillipe Meirieu. Inclusão escolar. Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensãoda didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,três cenas que recuperam a história da educação especial e atualizam as contribuiçõespedagógicas desenvolvidas por Jean Itard envolvendo a aposta na educabilidade dooutro e a compreensão contemporânea dos processos escolares inclusivos. Defende-seque uma abordagem inovadora da didática requer investimento na conduta pedagógicadocente, por meio da emergência da necessidade de critérios explicativos das redes desaberes-fazeres que compõem os cotidianos escolares. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5905 Revista Educação em Questão; v. 49 n. 35 (2014): maio/ago. 2014; 75-98 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2014v49n35 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5905/4708 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Haas, Clarissa Tezzari, Mauren |
spellingShingle |
Haas, Clarissa Tezzari, Mauren A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico |
author_facet |
Haas, Clarissa Tezzari, Mauren |
author_sort |
Haas, Clarissa |
title |
A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico |
title_short |
A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico |
title_full |
A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico |
title_fullStr |
A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico |
title_full_unstemmed |
A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico |
title_sort |
didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico |
description |
Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensãoda didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,três cenas que recuperam a história da educação especial e atualizam as contribuiçõespedagógicas desenvolvidas por Jean Itard envolvendo a aposta na educabilidade dooutro e a compreensão contemporânea dos processos escolares inclusivos. Defende-seque uma abordagem inovadora da didática requer investimento na conduta pedagógicadocente, por meio da emergência da necessidade de critérios explicativos das redes desaberes-fazeres que compõem os cotidianos escolares. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2014 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5905 |
work_keys_str_mv |
AT haasclarissa adidaticanosprocessosescolaresinclusivosentrelacesdamemoriaedomomentopedagogico AT tezzarimauren adidaticanosprocessosescolaresinclusivosentrelacesdamemoriaedomomentopedagogico AT haasclarissa didaticanosprocessosescolaresinclusivosentrelacesdamemoriaedomomentopedagogico AT tezzarimauren didaticanosprocessosescolaresinclusivosentrelacesdamemoriaedomomentopedagogico |
_version_ |
1766682645508390912 |