A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico

Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensãoda didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,três cenas que recuperam a história da educação especial e a...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Haas, Clarissa, Tezzari, Mauren
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5905
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Descrição
Resumo:Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensãoda didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,três cenas que recuperam a história da educação especial e atualizam as contribuiçõespedagógicas desenvolvidas por Jean Itard envolvendo a aposta na educabilidade dooutro e a compreensão contemporânea dos processos escolares inclusivos. Defende-seque uma abordagem inovadora da didática requer investimento na conduta pedagógicadocente, por meio da emergência da necessidade de critérios explicativos das redes desaberes-fazeres que compõem os cotidianos escolares.