A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico
Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensãoda didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,três cenas que recuperam a história da educação especial e a...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5905 |
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Resumo: | Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensãoda didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,três cenas que recuperam a história da educação especial e atualizam as contribuiçõespedagógicas desenvolvidas por Jean Itard envolvendo a aposta na educabilidade dooutro e a compreensão contemporânea dos processos escolares inclusivos. Defende-seque uma abordagem inovadora da didática requer investimento na conduta pedagógicadocente, por meio da emergência da necessidade de critérios explicativos das redes desaberes-fazeres que compõem os cotidianos escolares. |
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