AUTORIDADE E LIBERDADE NA PRÁXIS EDUCATIVA: PAULO FREIRE E O CONCEITO DE AUTONOMIA
Resultado de pesquisa em Filosofia da Educaçáo, este artigo desenvolve uma reflexáo crítica em torno das relações entre autoridade e liberdade na escola, tendo como foco o pensamento de Paulo Freire. O conceito de autonomia é considerado como o ponto de equilíbrio capaz de estabelecer a legitimidade...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-5782012-01-24T18:32:52Z AUTORIDADE E LIBERDADE NA PRÁXIS EDUCATIVA: PAULO FREIRE E O CONCEITO DE AUTONOMIA Pitano, Sandro de Castro Ghiggi, Gomercindo Resultado de pesquisa em Filosofia da Educaçáo, este artigo desenvolve uma reflexáo crítica em torno das relações entre autoridade e liberdade na escola, tendo como foco o pensamento de Paulo Freire. O conceito de autonomia é considerado como o ponto de equilíbrio capaz de estabelecer a legitimidade de ambas, por tratar-se de um processo dialético de construçáo da subjetividade individual, dependente das relações interpessoais desenvolvidas no espaço vivido. A investigaçáo consistiu em um momento teórico e outro prático, necessariamente aproximados ao longo das reflexões. No primeiro, tratou de identificar, por meio de uma análise de conjunto das obras de Freire, as dimensões e o significado da relaçáo entre autoridade e liberdade no processo educativo. O estudo complementar de teóricos que o influenciaram, tais como Makarenko e Kant, mostrou-se fundamental. Por fim, no âmbito empírico, analisamos relatos de experiências realizados por professoras em formaçáo, dedicando especial ênfase às contradições em torno da compreensáo de autoridade percebidas em suas falas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-10-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/578 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 3 (2009): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/578/527 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
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Resultado de pesquisa em Filosofia da Educaçáo, este artigo desenvolve uma reflexáo crítica em torno das relações entre autoridade e liberdade na escola, tendo como foco o pensamento de Paulo Freire. O conceito de autonomia é considerado como o ponto de equilíbrio capaz de estabelecer a legitimidade de ambas, por tratar-se de um processo dialético de construçáo da subjetividade individual, dependente das relações interpessoais desenvolvidas no espaço vivido. A investigaçáo consistiu em um momento teórico e outro prático, necessariamente aproximados ao longo das reflexões. No primeiro, tratou de identificar, por meio de uma análise de conjunto das obras de Freire, as dimensões e o significado da relaçáo entre autoridade e liberdade no processo educativo. O estudo complementar de teóricos que o influenciaram, tais como Makarenko e Kant, mostrou-se fundamental. Por fim, no âmbito empírico, analisamos relatos de experiências realizados por professoras em formaçáo, dedicando especial ênfase às contradições em torno da compreensáo de autoridade percebidas em suas falas. |
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