64 anos de magistério de dona Emília Rodrigues (1863-1946)

Em março de 2007, publicamos no DN Educação do Diário de Natal um artigo de título – Mulheres educadoras, mulheres professoras, mulheres notáveis norte-rio-grandenses. Nesse artigo, realcei o Rio Grande do Norte com uma atuação excepcional de mulheres no magistério, pouco perceptível no começo do se...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araujo, Marta Maria
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5775
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-57752019-10-23T21:11:06Z 64 anos de magistério de dona Emília Rodrigues (1863-1946) Araujo, Marta Maria Em março de 2007, publicamos no DN Educação do Diário de Natal um artigo de título – Mulheres educadoras, mulheres professoras, mulheres notáveis norte-rio-grandenses. Nesse artigo, realcei o Rio Grande do Norte com uma atuação excepcional de mulheres no magistério, pouco perceptível no começo do seu povoamento; mas sempre extraordinária. Entre 1827 (data da aprovação da Lei, de 15 de outubro de 1827, celebrada como a norma que institucionalizou a educação primária no Brasil) e 1900 (último ano do século XIX) foi notável a quantidade de professoras de educação escolar primária no Rio Grande do Norte. A Sessão Documento homenageia uma das grandiosas mulheres educadoras – dona Emília Rodrigues (nascida no ano de 1863 em São José de Mipibu) – professora de educação escolar primária em várias cidades no interior do Rio Grande do Norte, dentre elas Macaíba, desde o ano de 1882. Em 1946, com 83 anos de idade permanecia ensinando, quando o Inspetor de Ensino F. Rodrigues esteve fiscalizando a "Escola de dona Emília". Entusiasmado com o seu trabalho pedagógico, escreveu no jornal "A República" (Natal, 6 de julho de 1946) a matéria abaixo publicada. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-09-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5775 Revista Educação em Questão; v. 48 n. 34 (2014): jan./abr. 2014; 241-243 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2014v48n34 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5775/4599
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