INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA

O presente trabalho tem como objetivo traçar o perfil do comportamento da pessoa com Transtorno de Déficit de Atençáo (TDA), destacando os prejuízos que decorrem do náo diagnóstico na infância nas relações que estabelece na escola, assim como, propor princípios de intervençáo pedagógica que promov...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Dantas, Patrícia de Almeida
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/577
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-577
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-5772012-01-24T18:23:29Z INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA Dantas, Patrícia de Almeida O presente trabalho tem como objetivo traçar o perfil do comportamento da pessoa com Transtorno de Déficit de Atençáo (TDA), destacando os prejuízos que decorrem do náo diagnóstico na infância nas relações que estabelece na escola, assim como, propor princípios de intervençáo pedagógica que promova a esse alunado a oportunidade de garantir-se como sujeito no processo de aprendizagem escolar. Pelo fato do TDA caracterizar-se por sintomas de hiperatividade física e/ou mental, resultando nas constantes distrações e dificuldades de aprendizagem, nos sentimos instigados a refletir sobre a responsabilidade que o profissional da educaçáo estabelece ao lidar com essas crianças. Nesse contexto, utilizamos como metodologia de pesquisa, estudos bibliográficos a partir das considerações de Russell Barkley (1992), Ana Beatriz Silva (2003), Thomas Phelan (2005), Dupaul e Stoner (2007), os quais muito contribuíram com seus planos de intervençáo que orientam o professor no que diz respeito ao trabalho de sala de aula e propõem: elogiar o comportamento positivo do aluno e estabelecer conseqüências para o comportamento problemático o mais rápido possível, entregar lembretes amigáveis ou outros tipos de mensagens úteis com maior freqüência, planejar antecipadamente as estratégias de ensino para melhor gerenciar os alunos, lembrar a criança de maneira concisa, qual é o plano do dia e quais sáo as regras estabelecidas pelo grupo.Tais contribuições, podem muito ajudar os profissionais da educaçáo a oferecer de forma colaborativa, serviços de apoio ao aluno. Nesse contexto, destacamos o papel do professor, como importante colaborador no processo de avaliaçáo e intervençáo do transtorno. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-10-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/577 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 3 (2009): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/577/526 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Dantas, Patrícia de Almeida
spellingShingle Dantas, Patrícia de Almeida
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA
author_facet Dantas, Patrícia de Almeida
author_sort Dantas, Patrícia de Almeida
title INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA
title_short INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA
title_full INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA
title_fullStr INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA
title_sort inclusão de crianças com transtorno de déficit de atenção na escola: propostas de interveção pedagógica
description O presente trabalho tem como objetivo traçar o perfil do comportamento da pessoa com Transtorno de Déficit de Atençáo (TDA), destacando os prejuízos que decorrem do náo diagnóstico na infância nas relações que estabelece na escola, assim como, propor princípios de intervençáo pedagógica que promova a esse alunado a oportunidade de garantir-se como sujeito no processo de aprendizagem escolar. Pelo fato do TDA caracterizar-se por sintomas de hiperatividade física e/ou mental, resultando nas constantes distrações e dificuldades de aprendizagem, nos sentimos instigados a refletir sobre a responsabilidade que o profissional da educaçáo estabelece ao lidar com essas crianças. Nesse contexto, utilizamos como metodologia de pesquisa, estudos bibliográficos a partir das considerações de Russell Barkley (1992), Ana Beatriz Silva (2003), Thomas Phelan (2005), Dupaul e Stoner (2007), os quais muito contribuíram com seus planos de intervençáo que orientam o professor no que diz respeito ao trabalho de sala de aula e propõem: elogiar o comportamento positivo do aluno e estabelecer conseqüências para o comportamento problemático o mais rápido possível, entregar lembretes amigáveis ou outros tipos de mensagens úteis com maior freqüência, planejar antecipadamente as estratégias de ensino para melhor gerenciar os alunos, lembrar a criança de maneira concisa, qual é o plano do dia e quais sáo as regras estabelecidas pelo grupo.Tais contribuições, podem muito ajudar os profissionais da educaçáo a oferecer de forma colaborativa, serviços de apoio ao aluno. Nesse contexto, destacamos o papel do professor, como importante colaborador no processo de avaliaçáo e intervençáo do transtorno.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2010
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/577
work_keys_str_mv AT dantaspatriciadealmeida inclusaodecriancascomtranstornodedeficitdeatencaonaescolapropostasdeintervecaopedagogica
_version_ 1766681658994458624