O estágio curricular supervisionado na experiência brasileira e internacional
O artigo insere-se na temática do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e na problemática de um modelo profissional de formação docente. O objetivo foi apresentar e compreender o ECS no Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, entre outros.A pesquisa foi bibliográfica e documental, qualitativa com...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5731 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O artigo insere-se na temática do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e na problemática de um modelo profissional de formação docente. O objetivo foi apresentar e compreender o ECS no Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, entre outros.A pesquisa foi bibliográfica e documental, qualitativa com a análise de conteúdo. Selecionamos experiências que envolviam a relação universidade e escola, valorizando o papel do professor de escola na formação docente. No Brasil, essas iniciativas surgiram de universidades; e, nas experiências internacionais,as iniciativas emergem das políticas públicas nacionais. Nesse contexto, assinala-se para a questão da formação sob a perspectiva da profissionalização docente, sendo necessário um esforço das políticas públicas e dos cursos de formação docente. |
---|