Métodos de análise no estudo de representações sociais dos estudantes: o acesso ao Ensino Superior na UFRN

O artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o acesso à universidade e as trajetórias dos estudantes. Analisam-se particularmente as Representações Sociais da Universidade (UFRN) dos estudantes que concluem o Ensino Médio. Procura-se compreender, a partir dessas representações, a visão...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ennafaa, Ridha
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5728
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o acesso à universidade e as trajetórias dos estudantes. Analisam-se particularmente as Representações Sociais da Universidade (UFRN) dos estudantes que concluem o Ensino Médio. Procura-se compreender, a partir dessas representações, a visão que os candidatos do ensino público têm da UFRN no momento do vestibular. A complementaridade dos resultados, junto a outros dados procedentes de abordagens quali-quantitativas, sublinha o valor heurístico de tal abordagem, combinando as informações para integrá-las em estudos longitudinais, que levam em conta os percursos e as perspectivas dos jovens ingressantes na universidade.