O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE
A pesquisa bibliográfica procurou sintetizar o papel e os objetivos da educaçáo desenvolvida na filosofia moral macintyreana. MacIntyre, ao constatar que a sociedade contemporânea tem passado por um sério problema de desordem moral, onde as ações dos sujeitos estáo totalmente desvinculada...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/563 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-563 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-5632012-01-17T21:17:27Z O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE Fontenele, Thaline L. Ribeiro A pesquisa bibliográfica procurou sintetizar o papel e os objetivos da educaçáo desenvolvida na filosofia moral macintyreana. MacIntyre, ao constatar que a sociedade contemporânea tem passado por um sério problema de desordem moral, onde as ações dos sujeitos estáo totalmente desvinculadas de uma base teórica e critérios impessoais, propõe uma Educaçáo Moral nas escolas e universidades para construir critérios e valores para o agir humano, na medida em que, a educaçáo tem como funçáo essencial preparar os indivíduos para uma vida ética, uma vida dentro de uma comunidade que precisa de sujeitos com papéis e funções sociais estabelecidas e claro, com autonomia de pensamento. Apresentando uma educaçáo moral voltada para as virtudes, que engloba a prática, a narrativa de vida singular do sujeito e a tradiçáo. Com um plano de estudos que prioriza estes três pontos e reafirma os objetivos da educaçáo e a funçáo dos professores, MacIntyre inicia uma reflexáo da vida como um todo e de seu significado, ressaltando a importância de uma vida ética, e fazendo com que os membros de uma comunidade sejam instruídos para agirem com liberdade, vontade e consciência de sua responsabilidade moral. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-09-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/563 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 4 (2010): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/563/512 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Fontenele, Thaline L. Ribeiro |
spellingShingle |
Fontenele, Thaline L. Ribeiro O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE |
author_facet |
Fontenele, Thaline L. Ribeiro |
author_sort |
Fontenele, Thaline L. Ribeiro |
title |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE |
title_short |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE |
title_full |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE |
title_fullStr |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE |
title_full_unstemmed |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE |
title_sort |
o conceito de educação na filosofia moral de alasdair macintyre |
description |
A pesquisa bibliográfica procurou sintetizar o papel e os objetivos da educaçáo desenvolvida na filosofia moral macintyreana. MacIntyre, ao constatar que a sociedade contemporânea tem passado por um sério problema de desordem moral, onde as ações dos sujeitos estáo totalmente desvinculadas de uma base teórica e critérios impessoais, propõe uma Educaçáo Moral nas escolas e universidades para construir critérios e valores para o agir humano, na medida em que, a educaçáo tem como funçáo essencial preparar os indivíduos para uma vida ética, uma vida dentro de uma comunidade que precisa de sujeitos com papéis e funções sociais estabelecidas e claro, com autonomia de pensamento. Apresentando uma educaçáo moral voltada para as virtudes, que engloba a prática, a narrativa de vida singular do sujeito e a tradiçáo. Com um plano de estudos que prioriza estes três pontos e reafirma os objetivos da educaçáo e a funçáo dos professores, MacIntyre inicia uma reflexáo da vida como um todo e de seu significado, ressaltando a importância de uma vida ética, e fazendo com que os membros de uma comunidade sejam instruídos para agirem com liberdade, vontade e consciência de sua responsabilidade moral. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2010 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/563 |
work_keys_str_mv |
AT fontenelethalinelribeiro oconceitodeeducacaonafilosofiamoraldealasdairmacintyre |
_version_ |
1766681653394014208 |