O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE

A pesquisa bibliográfica procurou sintetizar o papel e os objetivos da educaçáo desenvolvida na filosofia moral macintyreana. MacIntyre, ao constatar que a sociedade contemporânea tem passado por um sério problema de desordem moral, onde as ações dos sujeitos estáo totalmente desvinculada...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fontenele, Thaline L. Ribeiro
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/563
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-563
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-5632012-01-17T21:17:27Z O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE Fontenele, Thaline L. Ribeiro A pesquisa bibliográfica procurou sintetizar o papel e os objetivos da educaçáo desenvolvida na filosofia moral macintyreana. MacIntyre, ao constatar que a sociedade contemporânea tem passado por um sério problema de desordem moral, onde as ações dos sujeitos estáo totalmente desvinculadas de uma base teórica e critérios impessoais, propõe uma Educaçáo Moral nas escolas e universidades para construir critérios e valores para o agir humano, na medida em que, a educaçáo tem como funçáo essencial preparar os indivíduos para uma vida ética, uma vida dentro de uma comunidade que precisa de sujeitos com papéis e funções sociais estabelecidas e claro, com autonomia de pensamento. Apresentando uma educaçáo moral voltada para as virtudes, que engloba a prática, a narrativa de vida singular do sujeito e a tradiçáo. Com um plano de estudos que prioriza estes três pontos e reafirma os objetivos da educaçáo e a funçáo dos professores, MacIntyre inicia uma reflexáo da vida como um todo e de seu significado, ressaltando a importância de uma vida ética, e fazendo com que os membros de uma comunidade sejam instruídos para agirem com liberdade, vontade e consciência de sua responsabilidade moral. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-09-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/563 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 4 (2010): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/563/512 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Fontenele, Thaline L. Ribeiro
spellingShingle Fontenele, Thaline L. Ribeiro
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE
author_facet Fontenele, Thaline L. Ribeiro
author_sort Fontenele, Thaline L. Ribeiro
title O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE
title_short O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE
title_full O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE
title_fullStr O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE
title_full_unstemmed O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE
title_sort o conceito de educação na filosofia moral de alasdair macintyre
description A pesquisa bibliográfica procurou sintetizar o papel e os objetivos da educaçáo desenvolvida na filosofia moral macintyreana. MacIntyre, ao constatar que a sociedade contemporânea tem passado por um sério problema de desordem moral, onde as ações dos sujeitos estáo totalmente desvinculadas de uma base teórica e critérios impessoais, propõe uma Educaçáo Moral nas escolas e universidades para construir critérios e valores para o agir humano, na medida em que, a educaçáo tem como funçáo essencial preparar os indivíduos para uma vida ética, uma vida dentro de uma comunidade que precisa de sujeitos com papéis e funções sociais estabelecidas e claro, com autonomia de pensamento. Apresentando uma educaçáo moral voltada para as virtudes, que engloba a prática, a narrativa de vida singular do sujeito e a tradiçáo. Com um plano de estudos que prioriza estes três pontos e reafirma os objetivos da educaçáo e a funçáo dos professores, MacIntyre inicia uma reflexáo da vida como um todo e de seu significado, ressaltando a importância de uma vida ética, e fazendo com que os membros de uma comunidade sejam instruídos para agirem com liberdade, vontade e consciência de sua responsabilidade moral.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2010
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/563
work_keys_str_mv AT fontenelethalinelribeiro oconceitodeeducacaonafilosofiamoraldealasdairmacintyre
_version_ 1766681653394014208