UMA PROPOSTA DE MODELO PARA ANÁLISE PROSPECTIVA DA COMPETITIVIDADE

O processo de competição existente entre as empresas é umas das principais preocupações no mundo dos negócios. O objetivo geral deste trabalho é o da proposição de um modelo de análise da competitividade empresarial objetivando avaliar prospectivamente as vantagens competitivas existentes ou pote...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cruz, José Sóstenes Silva
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/5573
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-5573
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-55732019-10-09T22:37:24Z UMA PROPOSTA DE MODELO PARA ANÁLISE PROSPECTIVA DA COMPETITIVIDADE Cruz, José Sóstenes Silva O processo de competição existente entre as empresas é umas das principais preocupações no mundo dos negócios. O objetivo geral deste trabalho é o da proposição de um modelo de análise da competitividade empresarial objetivando avaliar prospectivamente as vantagens competitivas existentes ou potenciais em segmentos econômicos incipientes. A simplicidade buscada neste modelo através de métodos de mensuração apostos em escalas ponderadas permite a adaptação para qualquer atividade econômica, pois os indicadores encontrados, com base nas dimensões analíticas estudadas, possibilitam vislumbrar um cenário em que o investidor poderá tomar decisões com menos riscos em relação à entrada ou a continuidade em uma atividade incipiente. Isso permitirá, após a decisão de se investir, traçar um plano para que a estratégia empresarial seja bem sucedida, não apenas verificando os seus pontos fortes e fracos, mas todo o cenário competitivo em que a empresa está inserida.   Palavras-chave: Competitividade, vantagens competitivas, modelos de análise de competitividade. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2009-12-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/5573 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 1 No. 1 (2009): Jan./Jun.; 1-21 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 1 Núm. 1 (2009): Jan./Jun.; 1-21 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 1 n. 1 (2009): Jan./Jun.; 1-21 2176-9036 por https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/5573/4519 https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/5573/10235 Copyright (c) 2016 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Cruz, José Sóstenes Silva
spellingShingle Cruz, José Sóstenes Silva
UMA PROPOSTA DE MODELO PARA ANÁLISE PROSPECTIVA DA COMPETITIVIDADE
author_facet Cruz, José Sóstenes Silva
author_sort Cruz, José Sóstenes Silva
title UMA PROPOSTA DE MODELO PARA ANÁLISE PROSPECTIVA DA COMPETITIVIDADE
title_short UMA PROPOSTA DE MODELO PARA ANÁLISE PROSPECTIVA DA COMPETITIVIDADE
title_full UMA PROPOSTA DE MODELO PARA ANÁLISE PROSPECTIVA DA COMPETITIVIDADE
title_fullStr UMA PROPOSTA DE MODELO PARA ANÁLISE PROSPECTIVA DA COMPETITIVIDADE
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DE MODELO PARA ANÁLISE PROSPECTIVA DA COMPETITIVIDADE
title_sort uma proposta de modelo para análise prospectiva da competitividade
description O processo de competição existente entre as empresas é umas das principais preocupações no mundo dos negócios. O objetivo geral deste trabalho é o da proposição de um modelo de análise da competitividade empresarial objetivando avaliar prospectivamente as vantagens competitivas existentes ou potenciais em segmentos econômicos incipientes. A simplicidade buscada neste modelo através de métodos de mensuração apostos em escalas ponderadas permite a adaptação para qualquer atividade econômica, pois os indicadores encontrados, com base nas dimensões analíticas estudadas, possibilitam vislumbrar um cenário em que o investidor poderá tomar decisões com menos riscos em relação à entrada ou a continuidade em uma atividade incipiente. Isso permitirá, após a decisão de se investir, traçar um plano para que a estratégia empresarial seja bem sucedida, não apenas verificando os seus pontos fortes e fracos, mas todo o cenário competitivo em que a empresa está inserida.   Palavras-chave: Competitividade, vantagens competitivas, modelos de análise de competitividade.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2009
url https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/5573
work_keys_str_mv AT cruzjosesostenessilva umapropostademodeloparaanaliseprospectivadacompetitividade
_version_ 1766682018471477248