EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA PRÉ-ESCOLARES: UMA FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO

A faixa etária pré-escolar caracteriza-se por um período de alta vulnerabilidade esusceptibilidade à má nutrição. Nesta fase, as carências nutricionais levam a umcrescimento deficiente, aumento do risco de infecções, alterações no processo dematuração do sistema nervoso, no desenvolvimento mental e...

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Autor principal: do Carmo, Cristina Lopes
Formato: Online
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Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/5529
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-55292017-10-27T14:22:47Z EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA PRÉ-ESCOLARES: UMA FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO do Carmo, Cristina Lopes A faixa etária pré-escolar caracteriza-se por um período de alta vulnerabilidade esusceptibilidade à má nutrição. Nesta fase, as carências nutricionais levam a umcrescimento deficiente, aumento do risco de infecções, alterações no processo dematuração do sistema nervoso, no desenvolvimento mental e intelectual, provocandodesequilíbrios funcionais. Objetivos: Traçar o perfil nutricional de pré-escolares em noveNúcleos Comunitários do município de Viçosa-MG, promovendo neste período, através deeducação nutricional, a melhoria do estado nutricional. Metodologia: Na avaliaçãoantropométrica aferiu-se o peso e a estatura para posterior análise dos índices (P/I), (P/E)e (E/I). Resultados: Avaliaram-se 155 pré-escolares antes da intervenção apresentandoos seguintes resultados: 91,61% (n=142) apresentaram estado nutricional de eutrofia,7,09% (n=11) crianças encontravam-se com sobrepeso, 1,29% (n=2) das criançasapresentavam-se com baixo peso. Após a intervenção foi avaliado o estado nutricional de95 crianças, com o seguinte diagnóstico: 94% (n=89) crianças eutróficas, 1% (n=1)criança com baixo peso e 5% (n=5) crianças com sobrepeso. Conclusões: A participaçãoda comunidade escolar e a adequada formação de agentes envolvidos nos procedimentosde Segurança Alimentar para as Unidades de Alimentação e Nutrição Escolar sãoindispensáveis para a prática promotora de saúde de crianças institucionalizadas querecebem a Merenda Escolar.PALAVRAS-CHAVE: Pré-escolares. Educação nutricional. Avaliação antropométrica.Creche. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2014-07-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/5529 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 1 (2014) 2178-6054 2595-0150 por https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/5529/4491 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade
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